segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Cinco vitórias no currículo, duas em Istambul

Vencer uma corrida de Fórmula 1 é um privilégio para poucos pilotos — algo que apenas 98 conseguiram nos 57 anos de existência da categoria. Conquistar mais de uma vitória em um mesmo circuito, então, é uma façanha ainda mais difícil.

Felipe Massa, com todos os méritos, passou ontem a fazer parte dessa segunda estatística ao faturar o GP da Turquia, prova que marcou no ano passado a primeira consagração de sua carreira no certame.

Para o Brasil, a vitória numa mesma pista por duas temporadas consecutivas não acontecia desde 1993, com Ayrton Senna em Mônaco. No caso do tricampeão, em particular, foram cinco conquistas seqüenciais nas ruas do Principado, onde passou a ser chamado de Rei pelas seis proezas alcançadas.

Rubens Barrichello, das suas nove vitórias computadas, obteve duas em um único traçado. Foi em Monza, na Itália, nos anos de 2002 e 2004. Para Massa, a dupla conquista ainda pode se repetir em 2007 caso vença o GP do Brasil. Poderia haver lugar melhor para isso?

Ao vencer pela terceira vez nesta temporada, Felipe também garantiu outro retrospecto positivo para a sua nação, que não sabia o que era comemorar uma trinca ou mais de etapas desde 2002, quando Barrichello subiu quatro vezes ao topo do pódio.

Restam mais cinco provas para Massa buscar a posição de número 1 e, quem sabe, ainda se sagrar campeão.

Nenhum comentário: