quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Os traçados de Monza

Desenho inaugural, com 6.300 metros de extensão, utilizado pela Fórmula 1 entre 1950 e 1954.

Em 1955, “nasce” a Parabólica e extingue-se a Curva di Vedano. Nas edições de 55, 56, 60 e 61, a corrida é disputada em um circuito maior, com 10 km, cujo principal destaque é o trecho oval.

Nos intervalos de 1957-1959 e 1962-1971, a F-1 deixou de lado a parte oval de Monza. Com isso, o comprimento de volta caiu para 5.750 m.

Em prol da segurança, foram instaladas duas variantes, que aumentaram o percurso dos GPs de 1972 e 1973 para 5.775 metros.

Para as provas de 74 e 75, a Variante Ascari sofreu uma leve modificação, transformando-se num setor mais veloz. A extensão da pista passou a ser de 5.780 m.

Entre 1976 e 1994, o autódromo italiano teve uma configuração de 5.800 m, além de uma nova variante (della Roggia) e um desenho mais travado para a Variante del Rettifilo.

De 1995 a 1999, pequenos ajustes no trecho entre a Curva Grande e a Curve di Lesmo, com uma redução da pista para 5.770 m.

Em 2000, nova alteração na Variante del Rettifilo, que passou a ter seu primeiro contorno para a direita. Desde então, a volta passou a ter 5.793 metros.

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