quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Pilotos saem intactos do julgamento

Não houve a exclusão da equipe como a maioria dos veículos de comunicação de todo o mundo — precipitados e ávidos por um furo de reportagem — noticiou inicialmente. A McLaren, segundo consta em documento oficial distribuído pela FIA na tarde desta quinta-feira, foi punida com a perda dos pontos de construtores e com a aplicação de uma salgada multa de 100 milhões de dólares no polêmico caso de espionagem da Fórmula 1.

A sanção, no fim das contas, saiu muito barata para o time inglês, já que nada aconteceu com seus pilotos. Lewis Hamilton e Fernando Alonso seguem na primeira e segunda posições do mundial de pilotos e na briga caseira pelo título de 2007.

Já a McLaren não marcará pontos na disputa de construtores nas quatro etapas restantes do certame. Em caso de vitória de seus competidores, também não poderá receber o troféu de equipe na cerimônia do pódio.

Além disso, o esquadrão do Ron Dennis fica automaticamente fora da repartição da receita financeira concedida aos dez melhores times do ano pelos direitos de imagem. Um dinheiro bastante cobiçado por todos, já que alivia as altas despesas de viagens geradas ao longo do campeonato.

Por último, o Conselho Mundial da FIA exigiu que a McLaren enviasse todos os projetos do carro de 2008, a fim de serem analisados. Caso seja encontrada alguma irregularidade, uma nova punição será anunciada.

A Ferrari, vítima do roubo de informações técnicas, afirmou estar satisfeita com o desfecho do caso. A justiça foi feita, segundo os italianos. No bem da verdade, parecem ter se conformado em levar o título de construtores. O de pilotos dificilmente sairá da casa prateada.


Um conturbado capítulo para a história da categoria chega ao seu final. Virada a página, as atenções se voltam para a pista, afinal, amanhã começam os treinos para o GP da Bélgica. Em Spa-Francorchamps, uma das coisas boas de se comer é batata-frita com maionese, mas com certeza haverá gente atrás de pizza. Uma mini-pizza, melhor dizendo. Combina mais com o desfecho do processo.

Nenhum comentário: