sábado, 8 de setembro de 2007

Pole-position no ápice da trama

Que diretor de cinema conseguiria montar um roteiro tão impressionante e sensacional como o que tem sido “escrito” para o GP da Itália de Fórmula 1? Uma trama em que a grande vilã, McLaren, vive a ansiedade de ser julgada por um sério crime cometido e o misto de ódio e alegria por ver um de seus comparsas, Fernando Alonso, mostrar-se um traidor, mas ao mesmo tempo responsável por colocar a equipe na frente do grid em Monza, na casa da arqui-rival Ferrari.

Some-se a essa história o personagem Lewis Hamilton, que garantiu ao time prateado a dobradinha para a corrida e que não vai aliviar o pé no acelerador na briga pela vitória, principalmente na largada, numa pista onde os enroscos são freqüentes. A conseqüência deste ótimo enredo? Bilheterias lotadas!

Sem chances de derrotar a adversária, restou à Ferrari se contentar com a terceira posição, obtida por Felipe Massa. Em ritmo de corrida, os bólidos vermelhos costumam ser melhores que os da equipe inglesa, mas nada de assombroso que aparente uma virada de jogo. Em poucas palavras, a McLaren só perde essa para ela mesma. E depois, que venha o julgamento do Conselho Mundial da FIA, agendado para a próxima quinta-feira, no qual provavelmente sairá uma dura punição.

Nick Heidfeld, mesmo cometendo um erro na curva Parabólica, intrometeu-se entre as protagonistas e colocou o carro da BMW na quarta colocação, superando o azarado Kimi Raikkonen, que desta vez teve a zica de sofrer um forte acidente no treino livre realizado na manhã deste sábado. Com o carro reserva, equipado com o motor do titular, o finlandês amargou o quinto posto. Bom para Massa, que pode sair da Itália com a promoção de número 1 da Ferrari para a luta pelo título.

Na lista dos dez primeiros, surpresa apenas na aparição de Jenson Button em décimo com o fraco carro da Honda. Rubens Barrichello ficou no quase em sua tentativa de disputar a Superpole. Largará em 12º. Já a decepção no treino foi encenada por Giancarlo Fisichella, 15º, piloto que dificilmente permanecerá na Renault em 2008. Outro que dá pena de ver guiar é o alemão Ralf Schumacher, 18º colocado. Esse sim já era — ou haveria alguma equipe estúpida interessada em seus serviços para o ano que vem?

Alonso leva a corrida amanhã, com Massa em segundo. Arrisco um palpite na presença de uma BMW no terceiro lugar. E você já sabe: largada às 9h00 (de Brasília). Programe o relógio!

Grid de largada:
1) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min21s997
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min22s034
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s549
4) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min23s174
5) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min23s183
6) Robert Kubica (POL/BMW), 1min23s446
7) Heikki Kovalainen (FIN/Renault), 1min24s102
8) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min24s382
9) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min24s555
10) Jenson Button (ING/Honda), 1min25s165
11) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min23s166
12) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min23s176
13) Alexander Wurz (AUT/Williams), 1min23s209
14) Anthony Davidson (ING/Super Aguri), 1min23s274
15) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), 1min23s325
16) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min23s351
17) Takuma Sato (JAP/Super Aguri), 1min23s749
18) Ralf Schumacher (ALE/Toyota), 1min23s787
19) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso), 1min23s886
20) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min24s019
21) Adrian Sutil (ALE/Spyker), 1min24s699

22) Sakon Yamamoto (JAP/Spyker), 1min25s084

Nenhum comentário: