quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Um ano ruim para Interlagos

Reutemann conquistou em 77 a sua segunda vitória no Brasil.

A Curva 3 do antigo traçado de Interlagos foi a grande protagonista do GP do Brasil de 1977. Nela, formou-se um verdadeiro cemitério de carros, em função do abandono de vários pilotos ao longo das 40 voltas da corrida, disputada no dia 23 de janeiro.

O drama vivido pelos competidores no trecho começou logo nos treinos classificatórios, com o registro de inúmeras rodadas, escapadas e batidas ocasionadas pelas más condições do asfalto. Quem se deu melhor nos ensaios foi o campeão em vigência, o inglês James Hunt, que conquistou a pole position.

Dos quatro brasileiros do grid, o mais bem colocado era José Carlos Pace, com a Brabham. Os demais ficaram no pelotão do fundo: Emerson Fittipaldi fez o 16º tempo a bordo do Copersucar, Ingo Hoffmann foi o 19º e Alex Dias Ribeiro obteve o penúltimo lugar com o bólido da March.

Na corrida, as primeiras voltam deixaram os torcedores ansiosos por uma nova vitória brasileira em casa. O motivo da euforia era Pace, que liderou as seis passagens iniciais. No giro seguinte, contudo, um toque com Hunt obrigou o brazuca a parar nos boxes para a troca do bico de seu equipamento.

Último colocado ao retornar à pista, “Moco” seguiu no páreo até ser vítima de um acidente na temida Curva 3, que na ocasião já havia estragado o dia de outros sete pilotos, entre eles três candidatos à vitória: Jochen Mass, Clay Regazzoni e Ronnie Peterson.

Para a Ferrari, vencedora da corrida brasileira no ano anterior, as coisas iam muito bem, obrigado. Beneficiada pelo abandono dos principais adversários, a equipe italiana seguiu com tranqüilidade rumo ao primeiro lugar, conquistado pelo argentino Carlos Reutemann. Hunt terminou em segundo, à frente do outro carro da escuderia de Maranello, pilotado por Niki Lauda.

Aos brasileiros, restou o consolo do positivo quarto lugar de Emerson. Ingo, naquela que seria a sua última corrida na F-1, recebeu a bandeirada em sétimo. A chance de conquistar o primeiro e único ponto na categoria foi perdida há três voltas do fim, quando um furo no pneu fez o piloto perder o sexto lugar para o italiano Renzo Zorzi. Quanto a Alex Dias Ribeiro, ficou pelo caminho após enfrentar muitos problemas em seu March.

Era o fim do GP do Brasil em Interlagos. Em 1978, motivada pelos problemas da pista paulistana, entre eles o asfalto de péssima qualidade, a categoria top do automobilismo correria no Rio de Janeiro, no autódromo de Jacarepaguá.

Resultados do GP do Brasil de 1977:

Grid de largada
1) James Hunt (ING/McLaren/Ford), 2min30s11
2) Carlos Reutemann (ARG/Ferrari), 2min30s18
3) Mario Andretti (EUA/Lotus/Ford), 2min30s35
4) Jochen Mass (ALE/McLaren/Ford), 2min30s36
5) José Carlos Pace (BRA/Brabham/Alfa Romeo), 2min30s57
6) Patrick Depailler (FRA/Tyrrell/Ford), 2min30s69
7) John Watson (IRL/Brabham/Alfa Romeo), 2min31s09
8) Ronnie Peterson (SUE/Tyrrell/Ford), 2min31s63
9) Clay Regazzoni (SUI/Ensign/Ford), 2min31s69
10) Gunnar Nilsson (SUE/Lotus/Ford), 2min32s14
11) Vittorio Brambilla (ITA/Surtees/Ford), 2min32s19
12) Tom Pryce (ING/Shadow/Ford), 2min32s22
13) Niki Lauda (AUT/Ferrari), 2min32s37
14) Jacques Laffite (FRA/Ligier/Matra), 2min32s43
15) Jody Scheckter (AFS/Wolf/Ford), 2min32s81
16) Emerson Fittipaldi (BRA/Copersucar/Ford), 2min32s94
17) Ian Scheckter (AFS/March/Ford), 2min33s46
18) Renzo Zorzi (ITA/Shadow/Ford), 2min34s62
19) Ingo Hoffmann (BRA/Copersucar/Ford), 2min35s57
20) Hans Binder (AUT/Surtees/Ford), 2min35s79
21) Alex Dias Ribeiro (BRA/March/Ford), 2min36s19
22) Larry Perkins (AUS/BRM), 2min42s22

Corrida
1) Carlos Reutemann (ARG/Ferrari), 40 voltas em 1h45min07s72
2) James Hunt (ING/McLaren/Ford), a 10s71
3) Niki Lauda (AUT/Ferrari), a 1min47s51
4) Emerson Fittipaldi (BRA/Copersucar/Ford), a 1 volta
5) Gunnar Nilsson (SUE/Lotus/Ford), a 1 volta
6) Renzo Zorzi (ITA/Shadow/Ford), a 1 volta
7) Ingo Hoffmann (BRA/Copersucar/Ford), a 2 voltas

Melhor Volta: James Hunt: 2min34s55

Nenhum comentário: