domingo, 17 de fevereiro de 2008

Honda: Ano de transição a caminho

Apagar a temporada 2007 da história da montadora. Esse seria o grande desejo da Honda, que após um período de crescimento entre 2004 e 2006, ano em que venceu pela primeira vez como equipe de fábrica, com Jenson Button, no GP da Hungria, amargou as últimas filas do grid em quase todas as provas.

Segundo os engenheiros do time, o grande problema do “Carro Ecológico” – apelido dado graças à pintura do RA107, baseada nas cores e no desenho do planeta Terra – era a falta de velocidade do bólido nas retas, onde, segundo diziam, “era como se houvesse um para-quedas se abrisse antes que se alcançasse maiores velocidades”.

A chegada do renomado Ross Brawn para comandar o desenvolvimento do RA108 é considerada um alento para quem viveu dias tão difíceis em 2007. Sabe-se que o trabalho não será fácil, e inocentes serão aqueles que pensarem que a Honda voltará aos melhores momentos rapidamente. Na verdade, 2008 deverá ser a temporada em que a equipe que um dia já aspirou ser grande retome sua dignidade.

16) Jenson Button (Inglaterra)
28 anos
135 GP’s disputados
3 Pole-Positions
1 Vitória
15 Pódios
0 Melhores Voltas
229 pontos
Estréia em 2000 (GP da Austrália)


Terá a eterna promessa inglesa se recuperado do baque de ser abafado pelo fenômeno Lewis Hamilton? Em caso positivo ou negativo, existe uma certeza: Jenson começará a temporada como número um dentro do time, o que lhe propiciará alguns privilégios e uma quantidade maior de pressão do que seu parceiro.

Sabe-se também que, caso o projeto da Honda de voltar ao topo não vingue, Button poderá procurar uma nova equipe para 2009, pois os anos em que o britânico, teoricamente, deveria viver o ápice da carreira, estão passando.

17) Rubens Barrichello (Brasil)
35 anos
250 GP’s disputados
13 Pole-Positions
9 Vitórias
61 Pódios
15 Melhores Voltas
519 Pontos
Estréia em 1993 (GP da África do Sul)

Por mais que negue, Rubens Barrichello poderá mesmo ter em 2008 a sua última temporada na Fórmula 1, aquela na qual Barrichello quebrará o recorde de maior número de GP’s disputados. Apesar de ser uma marca expressiva, não é bem aquela que Barrichello esperava alcançar quando estreou na categoria, há 16 temporadas.

O eterno número 2 de Michael Schumacher teve de amargar em 2007 o pior ano desde que estreou na Fórmula 1, sem marcar um ponto sequer. Com a chegada de Ross Brawn, com quem já trabalhou na Ferrari, Rubens poderá ter algum tipo de respiro, ao menos para ter um ano digno em termos de resultado.

TD) Alexander Wurz (Áustria, 33 anos)

Não era este mesmo Alexander Wurz que havia anunciado a aposentadoria em 2007, depois de uma temporada terrível pela Williams? Ele mesmo. Mas a experiência do austríaco foi um ponto extremamente importante para que a Honda acertasse com o ex-piloto de testes também da McLaren.

TD) Mike Conway (Inglaterra, 24 anos)

Surgiu com grande alarde na F-3 Inglesa, em 2006, quando rivalizou com Bruno Senna e levou a melhor sobre o brasileiro, faturando o título. Entretanto, fez um mau ano na GP2 em 2007 e tentará recuperar a credibilidade na categoria neste ano. Nas horas vagas, certamente aprenderá muito quando estiver testando o RA108.

TD) Luca Filippi (Itália, 22 anos)

Mais jovem e menos badalado do que Conway, mostrou-se mais rápido que o inglês em 2007, na GP2. O grande problema relacionado a Filippi é o fato de ser reconhecidamente estabanado e, muitas vezes, jogar bons resultados no lixo. No mais, tem grande apoio em seu país de origem, de modo que certamente terá o nome fortalecido na busca por um cockpit titular em 2009.

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 1964 (Alemanha)
GP’s Disputados: 70
Vitórias: 3
Poles: 2
Pontos: 140
Melhores Voltas: 2
Títulos de Pilotos: 0
Títulos de Construtores: 0

Cúpula

Chefe de equipe: Ross Brown
Diretor técnico: Shuhei Nakamoro
Projetista-chefe: Jörg Zander
Chefe de aerodinâmica: Loïc Bigois
Engenheiro de corrida (Button): Andrew Shovlin
Engenheiro de corrida (Glock): Jock Clear

Patrocinadores Principais: Fila, NGK, Ray-ban, Seiko.

Grau de Força: Não fazer papelão mais uma vez.

Um comentário:

TheOvniBoss disse...

http://www.youtube.com/watch?v=8tn6mWLsp28