quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Renault: Trabalhando para voltar ao topo

Certamente, se questionarem a Renault sobre o que ela guarda como boa lembrança da última temporada da Fórmula 1, a resposta será curta e direta: a recontratação de Fernando Alonso.

É no piloto das Astúrias, o principal responsável pelos recentes anos de glória da marca francesa na categoria, que estão depositadas todas as fichas do grupo para recuperar o status de time de ponta e apagar de uma vez por todas a tenebrosa campanha de 2007.

Representada por Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen no certame passado, a equipe de Flavio Briatore somou apenas 51 pontos em 17 corridas, quatro vezes menos do que o acumulado em 2006, quando foi campeã do mundial de construtores com 206 tentos.

Comparar a quantidade de pódios conquistados nos dois anos anteriores também é outro exercício de entristecer os franceses. Foram 19 em 2006 contra somente um de 2007, obtido no dilúvio do GP da China com o finlandês Kovalainen.

O único número que interessa para a Renault, no entanto, é 2008. Entusiasmada com a volta do ídolo espanhol e determinada a reviver a fase de sucesso na F-1, a escuderia ainda conta com um reforço brasileiro no segundo cockpit, Nelson Ângelo Piquet, que aparenta ter muito mais do que um sobrenome de talento.

Para enfrentar as adversárias, a equipe projetou o R28, um passo na direção correta, de acordo com os dirigentes. O modelo não chega a ser uma revolução, mas traz características bem distintas de seu antecessor.

A parte dianteira foi uma das mais trabalhadas, na busca de uma maior eficiência aerodinâmica. O bico é bastante baixo e traz uma haste inferior (parecida com um degrau) semelhante à utilizada por Ferrari e Sauber na temporada de 2005.

A asa frontal também traz a famosa ponte, adotada pela McLaren no ano passado e copiada por várias rivais. A redistribuição de peso do monoposto e o alongamento da caixa de marchas, para aumentar a distância entre eixos, foram outras mudanças citadas pelo time.

Comenta-se nos bastidores que uma nova asa traseira, em formato de W, será estreada às vésperas do GP da Austrália. Tudo para fazer o carro brigar pelas primeiras posições, algo que para Alonso ainda vai exigir muito trabalho.

Na opinião do espanhol, é preciso buscar uma diferença de um segundo em relação às equipes de ponta. Só resta saber se a Renault vai conseguir isso. E quando.

5) Fernando Alonso (Espanha)
26 anos
105 GP’s Disputados
17 Pole-Positions
19 vitórias
49 Pódios
11 Melhores Voltas
490 Pontos
2 Títulos (2005 e 2006)
Estréia em 2001 (GP da Austrália)

Como muitos pilotos que sonham em correr na Fórmula 1, Alonso sempre desejou defender as cores da McLaren. A experiência do asturiano, porém, não foi das mais felizes. Criou uma feroz inimizade com o chefe Ron Dennis e se frustrou ao pensar que teria um grupo totalmente voltado para si.

Apesar das quatro vitórias com o esquadrão prateado e de ter ficado a somente um ponto do novo campeão, Fernando optou em retornar para a família que sempre o idolatrou, sem antes assegurar que teria tratamento de um legítimo bicampeão e mais completo corredor da atualidade.

Na Renault, Alonso terá a missão de devolver ao carro os 0s7 que levou para a McLaren, como várias pessoas disseram no ano passado. De sua capacidade e determinação ninguém duvida, a ponto de não ser nenhuma surpresa se o time francês brigar pelo título logo de cara.

6) Nelson Ângelo Piquet (Brasil)
22 anos
Estreante

O que esperar da estréia de um rapaz que fez Lewis Hamilton suar na conquista do título da GP2, em 2006? Na menos do que uma jornada triunfal semelhante a da estrela inglesa.

Mas todos sabem, inclusive Piquet, que o início de sua trajetória na F-1 não deve ser comparada a do atual vice-campeão. Os contextos são bem distintos, e o foco do brasileiro é aprender, aprender e aprender, aproveitando ao máximo a presença de um bicampeão no time.

Somar pontos, brigar pelo primeiro pódio e tentar acompanhar o ritmo de Alonso são as principais metas. O que vier além disso será um excelente lucro.

TD) Lucas Di Grassi (Brasil, 23 anos)

Uma grata surpresa a aparição deste paulistano como novo piloto reserva da Renault. Dono de vários títulos no kart, ex-integrante do banco de talentos da própria equipe francesa e com uma bela bagagem de corridas na Europa, o vice-campeão da GP2 tem uma ótima oportunidade de completar seus esforços na luta por uma vaga de titular.

Di Grassi deve ter presença constante nos testes e nas corridas, como foi Nelsinho em 2007. Com os predicados que o tornaram vencedor no automobilismo, tem tudo para conseguir uma chance de estrear no ano que vem.

TD) Romain Grosjean (França, 21 anos)

Um nome esquisito, mas que deve ser guardado. O jovem francês é visto com ótimos olhos pela Renault, que um dia sonha em ter um astro de seu país no comando de um dos cockpits.

Velocidade e arrojo são qualidades acentuadas em Grosjean, campeão da F-3 Européia no ano passado e candidato ao título da GP2 em 2008. Prova de seu talento foi vista na primeira etapa da versão asiática da categoria escola, em Dubai, onde impressionou ao vencer as duas baterias.

TD) Sakon Yamamoto (Japão, 25 anos)

Com direito a elogios de Flavio Briatore, o japonês chega ao time para ser o terceiro piloto de testes. Na prática, o ex-competidor de Super Aguri e Spyker tende a exercer os trabalhos promocionais da Renault, que lançou neste ano o “Roadshow”, um evento de demonstração do carro por ruas de grandes cidades do mundo. Para quem estava desempregado, um ótimo negócio.

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 1977 (Inglaterra)
GP’s Disputados: 227
Vitórias: 33
Poles: 50
Pontos: 976
Melhores Voltas: 27
Títulos de Pilotos: 2
Títulos de Construtores: 2

Cúpula
Chefe de equipe: Flavio Briatore
Projetista chefe: Tim Densham
Diretor técnico: Bob Bell
Chefe de aerodinâmica: Dino Toso
Diretor de motores: Rob White
Engenheiro de corrida (Alonso): David Greenwood
Engenheiro de corrida (Piquet): Adam Carter

Patrocinadores Principais: ING, ELF, Chronotech, Pepe Jeans, Universia e Sanho Human Service.

Grau de Força: Luta por algumas vitórias.

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