
O jornal finlandês Turun Sanomat fez uma entrevista exclusiva com o piloto Kimi Raikkonen, da Ferrari, a qual foi publicada na edição desta sexta-feira do periódico. Entre as perguntas formuladas, chamaram atenção estas duas relacionadas ao companheiro de equipe do “Homem de Gelo”:
TS: Como você avalia a diferença entre você e Felipe Massa? Deveu-se a programas distintos de teste?
KR: Vamos ver o que acontece em Melbourne, creio que seja o melhor lugar para sermos comparados.
TS: Felipe demonstrou ser um companheiro mais forte do que você esperava?
KR: Nós ainda não... Vamos ver isso nas corridas.
Desde que estreou na categoria, Raikkonen competiu contra quatro parceiros de time: Nick Heidfeld (2001), David Coulthard (2002 a 2004), Juan Pablo Montoya (2005 e 2006) e Pedro de La Rosa (2006). Perdeu apenas nos confrontos de seus dois primeiros anos de Fórmula 1, mas nunca teve — de fato — um concorrente à altura.
Na Ferrari, porém, a situação mostra-se muito diferente, visto que Massa está num sincronismo perfeito com o modelo F2007 e na melhor fase de sua carreira. Em outras palavras, o brasileiro tem ocupado o destaque que muitos especialistas creditavam ao finlandês.
TS: Como você avalia a diferença entre você e Felipe Massa? Deveu-se a programas distintos de teste?
KR: Vamos ver o que acontece em Melbourne, creio que seja o melhor lugar para sermos comparados.
TS: Felipe demonstrou ser um companheiro mais forte do que você esperava?
KR: Nós ainda não... Vamos ver isso nas corridas.
Desde que estreou na categoria, Raikkonen competiu contra quatro parceiros de time: Nick Heidfeld (2001), David Coulthard (2002 a 2004), Juan Pablo Montoya (2005 e 2006) e Pedro de La Rosa (2006). Perdeu apenas nos confrontos de seus dois primeiros anos de Fórmula 1, mas nunca teve — de fato — um concorrente à altura.
Na Ferrari, porém, a situação mostra-se muito diferente, visto que Massa está num sincronismo perfeito com o modelo F2007 e na melhor fase de sua carreira. Em outras palavras, o brasileiro tem ocupado o destaque que muitos especialistas creditavam ao finlandês.

No Bahrein, local dos últimos testes coletivos antes do GP da Austrália, Massa superou o parceiro cinco vezes, em seis dias de trabalhos. A menor diferença foi de 0s123, enquanto que a maior foi de 0s850.
TS: Você está mais satisfeito com o desempenho do F2007 em ritmo de classificação ou corrida?
KR: Eu ainda não fiz nenhuma tentativa de uma única volta lançada, mas o ritmo de prova está muito bom, consistente, e eu estou bastante feliz com isso.
Aguardemos, portanto, o treino de classificação da etapa de abertura do Mundial, no próximo dia 11, para enfim descobrir quais são as reais chances de cada corredor. Mas o fato de Raikkonen não ter liderado um dia sequer nos treinos coletivos — ao contrário de Massa — deixa nós, brasileiros, bastante esperançosos para ver um piloto de casa voltar a brilhar na categoria máxima do automobilismo.
Não pense, contudo, que o substituto de Michael Schumacher será um obstáculo fácil de ser superado. Ele não está na Ferrari por acaso, mas também ainda tem muito a provar na categoria. Assim como Massa.
Eis a diferença entre os Ferraristas nos testes do Bahrein:*
22/02: 0s123 (Massa)
23/02: 0s344 (Raikkonen)
24/02: 0s149 (Massa)
27/02: 0s330 (Massa)
28/02: 0s850 (Massa)
01/02: 0s545 (Massa)
*Entre parênteses está quem ficou na frente.
- Raikkonen estreou na Ferrari no dia 23 de janeiro, com o modelo 248 F1, do ano passado, no circuito italiano de Vallelunga. Em 30 de janeiro, na pista espanhola de Valência, guiou pela primeira vez o carro de 2007.
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