sábado, 16 de junho de 2007

Hamilton rouba o doce de Alonso nos EUA

Tentem adivinhar o que cada um está pensando.

Difícil encontrar um adjetivo que defina completamente a capacidade que este menino tem para acelerar um carro de Fórmula 1. Chega a dar gosto de ver a forma como Lewis Hamilton conduz o bólido da McLaren e seu talento natural para pisar fundo na hora e momento certos.

O inglês surpreendeu na tarde deste sábado ao conquistar a pole-position para o GP dos EUA. Tirou o famoso coelho da cartola para desbancar o então favorito Fernando Alonso, que havia liderado todos os treinos em Indianápolis.

Imaginem o que está se passando na cabeça do bicampeão, o segundo colocado no grid. Ninguém mais do que ele sabia da importância psicológica em conseguir largar na frente nesta etapa, pois seria a única forma de tentar abafar um pouco a empolgação cada vez mais ascendente de seu companheiro de equipe, que lidera o Mundial.

As declarações do espanhol durante a coletiva de imprensa deram a entender que ele esteja com um pouco mais de gasolina em relação a Lewis, mas isso não muda muita coisa. Essa suposta diferença de combustível em termos de volta deve se resumir a no máximo duas passagens.

Será, não tenham dúvida, um duelo bonito de se ver amanhã. Dois companheiros de equipe, primeiro e segundo colocados na tabela de pontos, os dois melhores carros do grid na atualidade e um time que permite o confronto entre seus competidores. É tudo o que o torcedor deseja.

Some a essa briga a Ferrari de Felipe Massa, que larga na terceira posição. O brasileiro, embora tenha tomado 0s331 do pole, conta com um bom pacote para corrida e certamente vai correr com a faca entre os dentes para manter as esperanças de lutar pelo título.

Quanto a Kimi Raikkonen, em quarto, espera-se que seja um pouco mais ativo neste GP. De minha parte, já apostei até demais numa melhora do finlandês, que só trouxe decepção. Definitivamente, seu espírito de corredor é totalmente oposto ao clima quente da escuderia italiana. Um casamento infeliz que se consumou.

A BMW no quinto lugar, com Nick Heidfeld, fez o que dela se esperava. Cheguei a pensar num terceiro posto para o time alemão, mas acabei subestimando demais a Ferrari. Porém, vejo uma boa chance da escuderia conseguir ao menos a quarta colocação neste domingo.

Belo resultado para Heikki Kovalainen, o sétimo com o bólido da Renault. Vejamos se o finlandês completa o seu primeiro fim de semana sem erros e aumenta o seu prestigio diante da mídia e da equipe francesa, especialmente.

Sebastian Vettel, em sétimo, conseguiu uma satisfatória estréia em treinos de classificação — acredito que Robert Kubica, o polonês afastado, não teria feito algo melhor. Jarno Trulli, em nono, só comprova que a Toyota precisa acelerar o processo de dispensa de Ralf Schumacher. O alemão foi apenas o 12º e fez uma cara de choro muito feia ao sair de seu carro. Tadinho dele.

Um mau dia para a Williams, que parecia ter chances fazer um bom tempo com Nico Rosberg. Ficou devendo e alcançou um modesto 14º lugar. Atrás, veio Rubens Barrichello, outro que deixou a desejar. Na verdade, o velho problema do carro muito, mas muito ruim acabou prejudicando o brasileiro.

O que chamou atenção num todo foram os tempos registrados, muito acima do que poderia se esperar. A melhor volta foi alcançada por Alonso, no Q2, com o giro de 1min11s926. No ano passado, a pole de Michael Schumacher foi estabelecida em 1min10s832. A razão dos tempos altos — além dos pneus mais lentos deste ano — foi o forte calor que castigou o circuito: 35ºC nos termômetros e 59ºC no asfalto.

Meu palpite para o pódio já está definido: Dobradinha da McLaren e Felipe Massa na terceira posição. E vou parar por aqui, porque sinceramente vejo um bom equilíbrio entre Hamilton e Alonso. Numa aposta como torcedor, fico com o “negão”.

Estejam preparados para uma ótima corrida!

Grid de largada:
1) Lewis Hamilton (McLaren), 1min12s331
2) Fernando Alonso (McLaren), 1min12s500
3) Felipe Massa (Ferrari), 1min12s703
4) Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min12s839
5) Nick Heidfeld (BMW), 1min12s847
6) Heikki Kovalainen (Renault), 1min13s308
7) Sebastian Vettel (BMW), 1min13s513
8) Jarno Trulli (Toyota), 1min13s789
9) Mark Webber (Red Bull), 1min13s871
10) Giancarlo Fisichella (Renault), 1min13s953
11) David Coulthard (Red Bull), 1min12s873
12) Ralf Schumacher (Toyota), 1min12s920
13) Jenson Button (Honda), 1min12s998
14) Nico Rosberg (Williams), 1min13s060
15) Rubens Barrichello (Honda), 1min13s201
16) Anthony Davidson (Super Aguri), 1min13s259
17) Alexander Wurz (Williams), 1min13s441
18) Takuma Sato (Super Aguri), 1min13s477
19) Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso), 1min13s484
20) Scott Speed (Toro Rosso), 1min13s712
21) Adrian Sutil (Spyker), 1min14s122
22) Christijan Albers (Spyker), 1min14s597

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