quinta-feira, 12 de julho de 2007

Fatos relevantes do teste final

McLaren testa nova asa dianteira.

No terceiro dia de chove e pára em Spa-Francorchamps, dois pilotos foram classificados como os mais velozes do teste coletivo desta quinta-feira. Segundo a cronometragem de parte das equipes, Fernando Alonso dominou o ensaio com a marca de 1min47s645. Já outros times apontaram Kimi Raikkonen como o primeiro colocado e responsável pelo giro de 1min47s042.

Mas em vez de questionar quem de fato liderou a sessão, atentemos para o trabalho e novidades apresentadas pelas escuderias, como foi o caso do esquadrão prateado de Woking, que andou hoje com uma nova asa dianteira.

Aerofólio utilizado até o treino de quarta-feira.

Olhe bem para bico do MP4/22 nas duas imagens. Repare na diferença de posição — um mais próximo do símbolo da Mercedes, enquanto o outro mais afastado — e de formato da “prateleira” que fica sobre a prancha do aerofólio. Atente também para a base da asa, mais longa e com a extremidade pintada de prata na foto inicial.

Visualmente, trata-se da segunda modificação feita pela equipe inglesa no carro, já que os tradicionais chifres posicionados nas laterais do santantonio foram retirados desde o primeiro dia de testes na Bélgica. No entanto, somente os treinos do GP da Europa, na semana que vem, revelarão se o time de Ron Dennis conseguiu alguma vantagem sobre os rivais. Entenda-se Ferrari.

Por falar na escuderia italiana, concentrou-se mais uma vez no desenvolvimento do set-up e de novos componentes do modelo F2007; programação típica de um teste. No boletim divulgado à imprensa, anunciou que fará na terça-feira, em Fiorano, o shakedown dos monopostos que serão utilizados na etapa de Nürburgring.

Entre as equipes pequenas, o destaque ficou para a estréia de Christian Klien ao volante da Spyker, austríaco que provavelmente será anunciado como o substituto de Christijan Klien. Sua preocupação foi de apenas ganhar quilometragem com o bólido.

Na Toro Rosso, Sebastien Bourdais completou seu segundo dia de avaliação no time. Em uma das tabelas divulgadas, foi o oitavo colocado. Na outra, o sétimo. No balanço de ambos os resultados, podemos compreender que se tratou de um bom desempenho do francês.

Rubens Barrichello foi o único brasileiro na pista belga. E ficou no fundão. Estranho, infelizmente, seria se tivesse andado entre os primeiros com o vergonhoso modelo da Honda.

A próxima atividade coletiva da F-1 será vista agora na Alemanha. Alguém já se habilita a fazer um palpite para a décima etapa do campeonato?

As duas tabelas do 3º dia:

Desfecho 1
1) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min47s645 (50 voltas)
2) Robert Kubica (POL/BMW), 1min47s814 (51)
3) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min47s862 (39)
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min47s863 (49)
5) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), 1min47s896 (63)
6) Alexander Wurz (AUT/Williams), 1min48s437 (73)
7) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min48s585 (81)
8) Takuma Sato (JAP/Super Aguri), 1min48s610 (85)
9) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min48s805 (59)
10) Christian Klien (AUT/Spyker F1), 1min49s453 (47)
11) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min49s509 (66)

Desfecho 2
1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min47s042 (69 voltas)
2) Robert Kubica (POL/BMW), 1min47s265 (78)
3) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min47s645 (75)
4) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min47s699 (44)
5) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), 1min47s724 (76)
6) Alexander Wurz (AUT/Williams), 1min48s437 (91)
7) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min48s491 (76)
8) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min48s585 (91)
9) Takuma Sato (JAP/Super Aguri), 1min48s610 (99)
10) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min48s704 (81)
11) Christian Klien (AUT/Spyker F1), 1min49s119 (63)

Nenhum comentário: