sexta-feira, 3 de agosto de 2007

McLaren é favorita a pole na Hungria

Na pista em que alcançou a primeira de suas 18 vitórias, Fernando Alonso mostrou nesta sexta-feira que está em ótima forma e com um carro muito bem acertado para brigar por mais uma conquista na Fórmula 1.

O espanhol da
McLaren foi o mais rápido do dia em Budapeste com a marca de 1min20s919, registrada logo depois de ter abortado uma volta que tinha tudo para ser ainda mais veloz. Escondeu o jogo, essa foi a grande verdade.

A dobradinha do time prateado só não foi possível por conta do erro de
Lewis Hamilton, que rodou no final da sessão ao se aproximar de uma Spyker. Tentou não perder tempo atrás do carro mais lento e acabou atolado na brita. Mas para a sorte do negão, vacilou na hora em que podia e ficou com a terceira posição no ensaio.

Entre as McLaren, a surpresa do treino: Heikki Kovalainen. O finlandês da Renault certamente andou mais leve que o restante da turma, mas parece ter boas chances de brigar amanhã com as BMW. Em outras palavras, estará no combate pelo quinto lugar do grid.

E cadê a
Ferrari? Em sexto e sétimo lugares, com Kimi Raikkonen à frente de Felipe Massa. Ficou claro que a equipe italiana trabalhou mais no acerto para a corrida, mas também foi visível — inclusive registrada com declarações — a insatisfação dos pilotos com o desempenho do F2007 no traçado húngaro. Os mecânicos terão muito trabalho até a próxima sessão livre.

Neste momento, é difícil apontar qual seria a diferença entre Ferrari e McLaren no cronômetro. Sem dúvida não é a de quase 0s7 vista hoje, mas aparenta ser algo em torno de dois a três décimos em ritmo de classificação. No desempenho de corrida a história muda, passando provavelmente para um forte equilíbrio de forças.

Seguindo pela tabela de tempos, encontramos Rubens Barrichello na 18ª posição, sendo o pior da turma que utiliza os motores Honda. Volto a repetir que é muito triste a situação vivida pelo brasileiro. Só resta torcer por um monoposto melhor em 2008, porque o deste ano não vai pra frente nem com reza forte.

Quanto aos estreantes, Sebastian Vettel na Toro Rosso e Sakon Yamamoto na Spyker, resultados mais do que esperados, com ambos no pelotão do fundo. O jovem alemão foi o 20º, ficando apenas 0s012 atrás do companheiro Vitantonio Liuzzi. Já o nipônico ocupou a última posição com uma desvantagem de mais de 2s6 para Adrian Sutil.

A previsão climática para o fim de semana é de tempo parcialmente nublado. Se chover, as chances de termos uma corrida maluca, como a da própria Hungria do ano passado e a de Nürburgring deste ano, serão muito grandes. Que chova então!

Programação do GP da Hungria*


Sábado (4)
6h00: treino livre 3
9h00: Classificação

Domingo (5)
9h00: GP da Hungria (70 voltas)

*Horários de Brasília.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mesmo com o erro de hoje, continuo apostando no Hamilton para a vitória.
No treino, acho que dá Alonso.