sábado, 20 de outubro de 2007

Pole de Massa, festa da torcida em Interlagos

Os postulantes ao título que se entendam do segundo lugar para trás, pois a pole position para o GP do Brasil é de Felipe Massa, com direito a “volta olímpica” e tudo. É bom esclarecermos de uma vez por todas, porém, que não houve nenhuma infração do piloto brasileiro ao completar um suposto giro extra pelo circuito. Ele garantiu a primeira posição antes de o cronômetro zerar, portanto, pôde fazer uma outra volta e somente então retornar aos boxes.

Foi a segunda pole de Felipe em casa, a sexta no ano. Amanhã, a menos que aconteça uma zebra gigantesca que possibilite Kimi Raikkonen ser campeão, o brazuca tem enormes chances de subir no degrau mais alto do pódio, para a alegria dos torcedores verde-amarelos, que lotaram as arquibancadas neste sábado ensolarado.

No setor G, onde eu estive, mais parecia dia de corrida, tamanha era a aglomeração de pessoas. Fico imaginando como será neste domingo. Ou melhor, tenho certeza de que Interlagos estará completamente lotado. Só para ter uma idéia, ao deixar o autódromo — por volta das 16 horas — já havia uma fila de aproximadamente 700 metros na calçada de acesso ao setor mais barato do GP. Por isso, logo mais estarei com a turma para garantir um bom lugar.

Sobre o treino, ficou a impressão de que Massa está com um carro mais leve que os demais integrantes do “G4”, o que não desmerece em nada a façanha alcançada, além da forma arrojada e precisa com a qual pilotou pelos 4.309 metros do circuito para arrebatar a primeira posição.

Lewis Hamilton, com uma tocada impressionante numa pista até então desconhecida para ele, larga num ótimo segundo lugar e com as duas mãos quase firmes na taça de campeão. O inglês afirma que tem carro para lutar pela vitória, mas não deve fazer qualquer esforço para dar sorte ao azar. Aposto numa terceira colocação dele amanhã, atrás das duas Ferrari, com Felipe à frente de Raikkonen, o terceiro no grid.

Fernando Alonso, apesar de ter sido quem mais me impressionou na pista pelo estilo limpo e bonito de comandar o carro, fez somente o quarto melhor giro. Não aparenta estar com mais gasolina e sim já desiludido de suas chances de ser tricampeão. Ainda é cedo para descartarmos o espanhol da briga, mas que está difícil está.

Da turma do resto, o bom destaque foi Mark Webber, o quinto colocado com o carro da Red Bull. A BMW, já concentrada em 2008, ocupou apenas a sexta e sétima posições. Rubens Barrichello, num bom treino com o carro meia-boca da Honda, bateu na trave na tentativa de disputar a Superpole e ficou em 11º. Arrisco dizer que o veterano marcará amanhã seu primeiro pontinho do ano.

Péssimo desempenho teve a Renault. Depois de festejar no Brasil os títulos de 2005 e 2006, a equipe francesa parte para a edição 2007 da etapa brasileira em 12º com Giancarlo Fisichella e em 17º com Heikki Kovalainen.

Aos que forem a Interlagos, preparem já o protetor solar, boné, bastante água (pode entrar no autódromo com copos descartáveis), lanches e roupas bem leves, pois o circuito vai ferver neste domingo. Tomara que o refresco venha de uma vitória brasileira.

Nenhum comentário: