sábado, 15 de março de 2008

Prazer, Robert

Não poderia ser mais surpreendente o primeiro treino classificatório da temporada 2008 da Fórmula 1. Durante uma hora, o público presente ao Albert Park pôde ver de tudo: escapadas fortíssimas, campeão do mundo se dando muito mal, equipes que eram esperadas no pelotão traseiro terem um desempenho satisfatório... e, principalmente, Robert Kubica.

Certo, a pole-position foi para Lewis Hamilton, competente como de costume, mas os holofotes se voltaram todos para o polonês da BMW Sauber. Depois de grande alarde no lançamento do carro, a escuderia alemã não havia impressionando nos testes de pré-temporada, o que levantou muitas dúvidas sobre a qualidade do equipamento que Kubica e Heidfeld teriam à disposição.

Pois esconderam o jogo! Kubica marcou um impressionante segundo lugar - seria primeiro não fosse ter colocado quase as quatro rodas na grama durante a melhor volta - e Heidfeld uma honesta quinta colocação. Na verdade, concretizou-se aquilo que muitos esperavam em 2007: a transformação do status da BMW de equipe média para grande, pelo visto.

Kovalainen não foi nada mal também, terceiro lugar na estréia pela McLaren. Ao seu lado, largará Felipe Massa. E a Ferrari? Incrivelmente, os carros vermelhos, nas três etapas da classificação, nunca estiveram entre os primeiros lugares. Mas muito pior é a condição de Raikkonen, que partirá do 15º posto, depois de ter tido um problema no carro na parte final da primeira fase do treino. Como teve o carro empurrado aos boxes, não pôde prosseguir na sessão.

Toyota bem, colocando os dois carros entre os dez primeiros, em que pese a necessidade de se trocar o câmbio de Timo Glock, o que o derrubou para o final do pelotão. Entusiasmador desempenho de Vettel, o melhor da nova geração ao lado de Kubica e Hamilton. Destaque também para a Red Bull, positivamente pelo top-10 de Coulthard e negativamente pela saída de pista de Webber, motivando o final do treino para o piloto da casa.

Palmas para a Honda, que conseguiu fazer um carro "menos pior" do que em 2007. Barrichello largará em 10º e Button em 12º, e é fundamental para o brasileiro começar o ano à frente do companheiro.

Por falar em brasileiros, a nota preocupante fica com Nelsinho Piquet, muito mal. Apesar do GP da Austrália ser o primeiro de sua carreira e o carro da Renault não ser lá grande coisa, o penúltimo lugar é muito pouco para quem rivalizou com Hamilton na GP2 em 2006.

As perspectivas para a prova? As melhores possíveis, com dois pilotos ousados logo na primeira fila e Massa doidinho para tirar a prova dos nove. Promessa de muita emoção na madrugada de domingo.

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