terça-feira, 22 de abril de 2008

Campeão esquece o passado

"Na edição do GP da Espanha de 2003, Kimi ficou pelo caminho logo na largada".

Em sua coluna sobre o GP da Espanha, Kimi Raikkonen afirmou nesta terça-feira que “nunca teve a chance de iniciar a fase européia do campeonato em uma posição tão favorável como a de agora”, referindo-se evidentemente ao fato de estar na liderança da classificação.

O “Homem de Gelo”, no entanto, parece ter se esquecido dos tempos de McLaren, em especial a temporada de 2003, quando chegou ao Velho Continente com uma vantagem de nove pontos sobre o segundo colocado da tabela, seu ex-parceiro David Coulthard. O placar era de 24 a 15.

A diferença daquele ano em relação a 2008 foi o cenário da quarta etapa: Ímola, circuito que desde o certame passado não recebe mais a visita dos velozes monopostos.

Na temporada 2007, Raikkonen abriu a fase européia, na Espanha, empatado com Lewis Hamilton e Fernando Alonso na liderança do campeonato, todos os três com 22 tentos.

No próximo domingo, o atual campeão alinhará no grid com uma vantagem de três pontos (19 a 16) para o vice-líder, Nick Heidfeld, desejando — claro — finalizar a prova ainda como o piloto a ser batido. Feito que conseguiu em 2003, mas não no ano passado.

Das vezes em que esteve em Barcelona na condição de líder, aliás, o finlandês foi perturbado pelo azar. Em 2003, saiu da última posição e abandonou logo na largada, após bater na Jaguar de Antônio Pizzonia. Em 2007, estava em quarto quando enfrentou problemas no carro da Ferrari.

Apesar desses imprevistos, Raikkonen guarda a boa lembrança da vitória conquistada em 2005, que representa até este momento o seu único pódio em solo espanhol.

Um comentário:

Anônimo disse...

kimi no ano passado ia em terceiro colado a traseira do hamilton k era segundo, o kual tinha asolina mais voltas k o ingles, kuando começou a ter problemas hidraulicos...