Um dia após a felicidade de ver um brasileiro voltar a vencer em Mônaco, com a conquista de Bruno Senna na GP2, foi a vez da nação “verde-amarela” rememorar a ótima sensação de vibrar a pole-position de um piloto da casa pelas ruas de Monte Carlo.
Felipe Massa, mesmo não gostando de correr no Principado e descartado por muitos (incluo-me nesta lista) da condição de um dos favoritos ao triunfo deste fim de semana, deu provas novamente do alto nível de pilotagem em que se encontra.
Vive, sem sombra de dúvidas, o melhor momento da carreira e transforma esta constatação em resultados excepcionais. Dominou na manhã de hoje todas as fases do treino classificatório, garantiu a posição de honra do grid, a primeira de um brasileiro em Mônaco desde 1991, quando Ayrton Senna saiu na frente com a McLaren.
Independente da estratégia de combustível adotada, Massa obteve um giro 0s028 mais veloz que o do companheiro Kimi Raikkonen, o segundo colocado, conquistando assim — como se diz nesta etapa — 50% das chances de vitória.
Para a Ferrari, foi a primeira pole no circuito de rua desde 2000 e a primeira dobradinha no grid monegasco desde 1979, quando Jody Scheckter e Gilles Villeneuve alinharam na linha de frente.
Já a McLaren, detentora de um invejável retrospecto em Mônaco, teve de se contentar com a segunda fila. Lewis Hamilton, ainda no papel de um dos fortes candidatos à vitória, ficou em terceiro, seguido do companheiro Heikki Kovalainen.
Robert Kubica, a quem já podemos chamar de número 1 da BMW, colocou a equipe alemã no quinto posto. Nick Heidfeld, por sua vez, deu vexame ao ficar estacionado numa péssima 13ª colocação, considerando o bom carro que possui.
Em sexto lugar, depois de andar em segundo no Q2, veio Nico Rosberg, com a forte Williams para pistas travadas. Atrás do alemão, andando mais do que o monoposto, apareceu o ótimo Fernando Alonso.
Jarno Trulli, que tem reclamado da queda de rendimento da Toyota, confirmou mais uma vez sua habilidade em classificações ao anotar o oitavo giro. Ele que já venceu em Mônaco (2004), ao lado de outros três pilotos em atividade: Fernando Alonso (2006 e 2007), Kimi Raikkonen (2005) e David Coulthard (2000 e 2002). Quatro nomes, portanto, ao contrário dos três mencionados pela transmissão televisiva do Brasil.
Por falar em Brasil, muito ruim o desempenho dos seus outros dois representantes. Rubens Barrichello foi o 15º, enquanto Nelson Piquet sequer passou da primeira parte do treino. O carro não ajudou muito, é verdade, mas o resultado foi péssimo, fazer o quê? Larga em 17º.
A melhor classificação do ano, indiscutivelmente. E que maravilhoso assistir aos pilotos trabalhando duro para corrigir as escapadas de traseira, andando no limite sem o controle de tração e ao lado de guard-rails. Se foi difícil segurar as máquinas no seco e em uma volta lançada, imagine amanhã durante 78 voltas e diante da possibilidade de chuva.
Se São Pedro não comparecer, a Ferrari faz a dobradinha no domingo. Mas caso ele resolva dar o ar da graça, aí vence aquele que tiver mais sorte. E sinceramente, não sei em quem apostar nesta situação.
Considerando os bons de chuva, daria para prever um duelo entre Raikkonen e Hamilton. Mas como Felipe está acabando com todas as previsões negativas a seu respeito, não dá para descartá-lo.
A única certeza é a de que não dá para perder essa corrida. Por isso, relógios programados para as 9h00 (de Brasília), quando será dada a largada para a sexta etapa da temporada.
Grid de Largada
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min15s787
2) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min15s815
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min15s839
4) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min16s165
5) Robert Kubica (POL/BMW), 1min16s171
6) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min16s548
7) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min16s852
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min17s203
9) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min17s343
10) David Coulthard (ESC/Red Bull), sem tempo
Q2
11) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min15s907
12) Jenson Button (ING/Honda), 1min16s101
13) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min16s455
14) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min16s479
15) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min16s537
Q1
16) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min16s806
17) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min16s933
18) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min17s225
19) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min17s823
20) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min16s955
Felipe Massa, mesmo não gostando de correr no Principado e descartado por muitos (incluo-me nesta lista) da condição de um dos favoritos ao triunfo deste fim de semana, deu provas novamente do alto nível de pilotagem em que se encontra.
Vive, sem sombra de dúvidas, o melhor momento da carreira e transforma esta constatação em resultados excepcionais. Dominou na manhã de hoje todas as fases do treino classificatório, garantiu a posição de honra do grid, a primeira de um brasileiro em Mônaco desde 1991, quando Ayrton Senna saiu na frente com a McLaren.
Independente da estratégia de combustível adotada, Massa obteve um giro 0s028 mais veloz que o do companheiro Kimi Raikkonen, o segundo colocado, conquistando assim — como se diz nesta etapa — 50% das chances de vitória.
Para a Ferrari, foi a primeira pole no circuito de rua desde 2000 e a primeira dobradinha no grid monegasco desde 1979, quando Jody Scheckter e Gilles Villeneuve alinharam na linha de frente.
Já a McLaren, detentora de um invejável retrospecto em Mônaco, teve de se contentar com a segunda fila. Lewis Hamilton, ainda no papel de um dos fortes candidatos à vitória, ficou em terceiro, seguido do companheiro Heikki Kovalainen.
Robert Kubica, a quem já podemos chamar de número 1 da BMW, colocou a equipe alemã no quinto posto. Nick Heidfeld, por sua vez, deu vexame ao ficar estacionado numa péssima 13ª colocação, considerando o bom carro que possui.
Em sexto lugar, depois de andar em segundo no Q2, veio Nico Rosberg, com a forte Williams para pistas travadas. Atrás do alemão, andando mais do que o monoposto, apareceu o ótimo Fernando Alonso.
Jarno Trulli, que tem reclamado da queda de rendimento da Toyota, confirmou mais uma vez sua habilidade em classificações ao anotar o oitavo giro. Ele que já venceu em Mônaco (2004), ao lado de outros três pilotos em atividade: Fernando Alonso (2006 e 2007), Kimi Raikkonen (2005) e David Coulthard (2000 e 2002). Quatro nomes, portanto, ao contrário dos três mencionados pela transmissão televisiva do Brasil.
Por falar em Brasil, muito ruim o desempenho dos seus outros dois representantes. Rubens Barrichello foi o 15º, enquanto Nelson Piquet sequer passou da primeira parte do treino. O carro não ajudou muito, é verdade, mas o resultado foi péssimo, fazer o quê? Larga em 17º.
A melhor classificação do ano, indiscutivelmente. E que maravilhoso assistir aos pilotos trabalhando duro para corrigir as escapadas de traseira, andando no limite sem o controle de tração e ao lado de guard-rails. Se foi difícil segurar as máquinas no seco e em uma volta lançada, imagine amanhã durante 78 voltas e diante da possibilidade de chuva.
Se São Pedro não comparecer, a Ferrari faz a dobradinha no domingo. Mas caso ele resolva dar o ar da graça, aí vence aquele que tiver mais sorte. E sinceramente, não sei em quem apostar nesta situação.
Considerando os bons de chuva, daria para prever um duelo entre Raikkonen e Hamilton. Mas como Felipe está acabando com todas as previsões negativas a seu respeito, não dá para descartá-lo.
A única certeza é a de que não dá para perder essa corrida. Por isso, relógios programados para as 9h00 (de Brasília), quando será dada a largada para a sexta etapa da temporada.
Grid de Largada
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min15s787
2) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min15s815
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min15s839
4) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min16s165
5) Robert Kubica (POL/BMW), 1min16s171
6) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min16s548
7) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min16s852
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min17s203
9) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min17s343
10) David Coulthard (ESC/Red Bull), sem tempo
Q2
11) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min15s907
12) Jenson Button (ING/Honda), 1min16s101
13) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min16s455
14) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min16s479
15) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min16s537
Q1
16) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min16s806
17) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min16s933
18) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min17s225
19) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min17s823
20) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min16s955
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