“Levante a mão quem pretende estar na Ferrari em 2010”.
Antes de iniciar o post, um pedido de desculpas aos blogueiros pelo recesso do “Stop & Go Brasil” nos últimos dias. Compromissos e imprevistos impediram a atualização diária deste espaço da velocidade, que volta a acelerar com tudo nesta semana. Podem esperar!
Comecemos o dia falando de boataria. No caso, sobre a especulação de uma possível ida de Fernando Alonso para a Ferrari em 2010, quando se iniciaria também uma forte parceria entre o time italiano e o banco Santander, que patrocina atualmente a rival McLaren.
Um banco espanhol, um piloto espanhol em busca de um carro vencedor, muito dinheiro envolvido... Pois é, as peças se encaixam. Mas quem sairia da equipe vermelha para a chegada do bicampeão?
Kimi Raikkonen tem contrato até o fim de 2009 e já estaria pensando em se aposentar. Pode ser esta a vaga então, até porque dificilmente o finlandês e o espanhol aceitariam dividir as atenções de uma mesma casa, sendo eles campeões do mundo.
Vale lembrar que o “Homem de Gelo” deixou a McLaren no fim de 2006 — entre outras razões — por conta da contratação do asturiano. Por que concordaria agora em ser o companheiro de Fernando? Não faz sentido.
Nos 58 anos da Fórmula 1, houve nove casos em que dois campeões defenderam uma mesma escuderia; duas delas tendo a Ferrari como grande privilegiada, em 1952 e 1953, com a dupla Alberto Ascari e Giuseppe Farina.
A última formação de campeões foi vista em 1989, ano das farpas entre Ayrton Senna e Alain Prost na McLaren. Apesar da inimizade criada pelos corredores, o time britânico conquistou o título de pilotos e de construtores. No entanto, perdeu a formação dos sonhos (ou pesadelo) para a temporada seguinte.
Mesmo que não seja Raikkonen o futuro parceiro de Alonso, há também a possibilidade do espanhol encontrar na Ferrari — caso ele realmente vá para lá um dia — um outro campeão: Felipe Massa, forte candidato ao caneco deste ano e com contrato válido até o fim de 2010.
Outros fatores ainda podem interferir nessa história, como uma melhora repentina por parte da Renault, uma extensão do acordo de Kimi com a equipe de Maranello, enfim, hoje só podemos trabalhar com hipóteses. Mas que seria interessante uma Ferrari com dois campeões, isso sim seria!
As duplas de campeões da F-1:
1951: Juan Manuel Fangio e Giuseppe Farina (Alfa Romeo)
Campeão: Fangio
1952: Alberto Ascari e Giuseppe Farina (Ferrari)
Campeão: Ascari
1953: Alberto Ascari e Giuseppe Farina (Ferrari)
Campeão: Ascari
1967: Graham Hill e Jim Clark (Lotus BRM)
Campeão: Denny Hulme
1968: Graham Hill e Jim Clark (Lotus Ford)
Campeão: Hill
1970: John Surtees e Denny Hulme (McLaren Ford)
Campeão: Jochen Rindt
1974: Emerson Fittipaldi e Denny Hulme (McLaren Ford)
Campeão: Emerson
1986: Alain Prost e Keke Rosberg (McLaren Porsche)
Campeão: Prost
1989: Alain Prost e Ayrton Senna (McLaren Honda)Campeão: Prost
Comecemos o dia falando de boataria. No caso, sobre a especulação de uma possível ida de Fernando Alonso para a Ferrari em 2010, quando se iniciaria também uma forte parceria entre o time italiano e o banco Santander, que patrocina atualmente a rival McLaren.
Um banco espanhol, um piloto espanhol em busca de um carro vencedor, muito dinheiro envolvido... Pois é, as peças se encaixam. Mas quem sairia da equipe vermelha para a chegada do bicampeão?
Kimi Raikkonen tem contrato até o fim de 2009 e já estaria pensando em se aposentar. Pode ser esta a vaga então, até porque dificilmente o finlandês e o espanhol aceitariam dividir as atenções de uma mesma casa, sendo eles campeões do mundo.
Vale lembrar que o “Homem de Gelo” deixou a McLaren no fim de 2006 — entre outras razões — por conta da contratação do asturiano. Por que concordaria agora em ser o companheiro de Fernando? Não faz sentido.
Nos 58 anos da Fórmula 1, houve nove casos em que dois campeões defenderam uma mesma escuderia; duas delas tendo a Ferrari como grande privilegiada, em 1952 e 1953, com a dupla Alberto Ascari e Giuseppe Farina.
A última formação de campeões foi vista em 1989, ano das farpas entre Ayrton Senna e Alain Prost na McLaren. Apesar da inimizade criada pelos corredores, o time britânico conquistou o título de pilotos e de construtores. No entanto, perdeu a formação dos sonhos (ou pesadelo) para a temporada seguinte.
Mesmo que não seja Raikkonen o futuro parceiro de Alonso, há também a possibilidade do espanhol encontrar na Ferrari — caso ele realmente vá para lá um dia — um outro campeão: Felipe Massa, forte candidato ao caneco deste ano e com contrato válido até o fim de 2010.
Outros fatores ainda podem interferir nessa história, como uma melhora repentina por parte da Renault, uma extensão do acordo de Kimi com a equipe de Maranello, enfim, hoje só podemos trabalhar com hipóteses. Mas que seria interessante uma Ferrari com dois campeões, isso sim seria!
As duplas de campeões da F-1:
1951: Juan Manuel Fangio e Giuseppe Farina (Alfa Romeo)
Campeão: Fangio
1952: Alberto Ascari e Giuseppe Farina (Ferrari)
Campeão: Ascari
1953: Alberto Ascari e Giuseppe Farina (Ferrari)
Campeão: Ascari
1967: Graham Hill e Jim Clark (Lotus BRM)
Campeão: Denny Hulme
1968: Graham Hill e Jim Clark (Lotus Ford)
Campeão: Hill
1970: John Surtees e Denny Hulme (McLaren Ford)
Campeão: Jochen Rindt
1974: Emerson Fittipaldi e Denny Hulme (McLaren Ford)
Campeão: Emerson
1986: Alain Prost e Keke Rosberg (McLaren Porsche)
Campeão: Prost
1989: Alain Prost e Ayrton Senna (McLaren Honda)Campeão: Prost
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