"Damon Hill, de Arrows, despacha a Ferrari de Schumacher em 1997".
Por ser uma pista de retas curtas e curvas fechadas, considerada como um kartódromo pelos pilotos pelo fato do estilo de pilotagem lembrar o do kart — guia-se atacando as curvas e imprimindo uma condução bastante agressiva —, o circuito de Hungaroring provou em sua história que nem sempre o melhor carro vence por lá.
A chave para o sucesso está no conjunto carro, piloto e pneu, sendo que o papel do piloto é de suma importância. O desgaste físico por conta do calor é brutal e a mão-de-obra para agüentar as atuais 70 passagens não costuma ser das mais fáceis. Por isso, a habilidade pessoal pode superar a deficiência da falta de um monoposto rápido.
A prova maior disso foi vista em 1997 com Damon Hill. O inglês, pilotando uma modesta Arrows, só não venceu porque teve problemas na última volta. Conseguiu ainda cruzar a linha de chegada em segundo, atrás da Williams de Jacques Villeneuve.
Largar na frente, entretanto, é essencial para se brigar pela vitória. Das 22 edições do GP da Hungria, o pole venceu 11 vezes e em 14 provas o vencedor partiu da primeira fila. Claro que houve grandes exceções, como a conquista de Nigel Mansell em 1989 com a Ferrari, após sair em 12º, e a de Jenson Button em 2006, quando alinhou em 14º com o equipamento da Honda.
A chave para o sucesso está no conjunto carro, piloto e pneu, sendo que o papel do piloto é de suma importância. O desgaste físico por conta do calor é brutal e a mão-de-obra para agüentar as atuais 70 passagens não costuma ser das mais fáceis. Por isso, a habilidade pessoal pode superar a deficiência da falta de um monoposto rápido.
A prova maior disso foi vista em 1997 com Damon Hill. O inglês, pilotando uma modesta Arrows, só não venceu porque teve problemas na última volta. Conseguiu ainda cruzar a linha de chegada em segundo, atrás da Williams de Jacques Villeneuve.
Largar na frente, entretanto, é essencial para se brigar pela vitória. Das 22 edições do GP da Hungria, o pole venceu 11 vezes e em 14 provas o vencedor partiu da primeira fila. Claro que houve grandes exceções, como a conquista de Nigel Mansell em 1989 com a Ferrari, após sair em 12º, e a de Jenson Button em 2006, quando alinhou em 14º com o equipamento da Honda.
Por falar na corrida de 2006, teve um charme especial por ter sido a primeira etapa húngara realizada com chuva. Até então, nem mesmo em treino havia caído uma mísera gota de água por aquelas bandas.
No ano passado, com sol em todos os dias de atividades na pista, a McLaren deu um banho na concorrência desde os treinos livres. A corrida em si não teve muito brilho, sendo vencida por Lewis Hamilton. O melhor ato da “trama” aconteceu durante a classificação, quando Fernando Alonso usou da malandragem para prejudicar o então companheiro Lewis nos boxes. O espanhol demorou em voltar para a pista, impediu o britânico de tentar a última volta lançada e foi penalizado pela maracutaia com a perda de cinco posições no grid. De pole-position para sexto colocado; para a alegria do “negão”, que ficou com a ponta da “grelha”.
Para este fim de semana, o canal “Weather Channel” prevê temperaturas elevadas em Budapeste, com máxima de 31ºC e mínima de 19ºC. Nos testes coletivos, os indícios foram de favoritismo dos carros prateados. É o que devemos ver realmente, caso o GP húngaro não apronte uma nova surpresa.
No ano passado, com sol em todos os dias de atividades na pista, a McLaren deu um banho na concorrência desde os treinos livres. A corrida em si não teve muito brilho, sendo vencida por Lewis Hamilton. O melhor ato da “trama” aconteceu durante a classificação, quando Fernando Alonso usou da malandragem para prejudicar o então companheiro Lewis nos boxes. O espanhol demorou em voltar para a pista, impediu o britânico de tentar a última volta lançada e foi penalizado pela maracutaia com a perda de cinco posições no grid. De pole-position para sexto colocado; para a alegria do “negão”, que ficou com a ponta da “grelha”.
Para este fim de semana, o canal “Weather Channel” prevê temperaturas elevadas em Budapeste, com máxima de 31ºC e mínima de 19ºC. Nos testes coletivos, os indícios foram de favoritismo dos carros prateados. É o que devemos ver realmente, caso o GP húngaro não apronte uma nova surpresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário