sábado, 5 de julho de 2008

A vez de Kovalainen

Em um treino muito interessante, Heikki Kovalainen garantiu neste sábado uma merecida posição de honra do grid para o GP da Inglaterra, a primeira pole position da carreira deste finlandês sorridente, falador e que demonstra vibração após uma conquista. Será que é finlandês mesmo?

Ao lado do nórdico na primeira fila ficou o indiscutível leão de treinos da Fórmula 1 moderna: Mark Webber, que por alguns segundos ostentou o primeiro lugar. Independente da perda da pole, o australiano alcançou a melhor posição de largada da história da Red Bull e obteve pela quarta vez em sua carreira tal colocação.

Outro motivo para o time energético comemorar foi o fato de que, em situações normais, Webber dificilmente teria conseguido o segundo posto. Não fosse a passeada de Lewis Hamilton pela brita em sua primeira volta lançada, a McLaren faria a dobradinha. Mas como o “negão” vacilou e não se achou na segunda tentativa, teve de se conformar com o quarto tempo. Sorte de Kova, Mark e Kimi Raikkonen.

O atual campeão ficou em terceiro, após andar no limite com a Ferrari que não se acertou no traçado de Silverstone. Um resultado que saiu melhor do que a encomenda para os ferraristas, que em ritmo de corrida devem dar trabalho para a rival prateada e brigar pela vitória. Pelo menos com o “Homem de Gelo”, afinal Felipe Massa terá mais dificuldades para entrar no páreo.

O brasileiro, ao contrário do que a transmissão da TV nacional afirmou, fez um péssimo giro em sua primeira tentativa e não teve tempo de abrir a última volta. Voltou para os boxes por conta disso; não porque pensou numa estratégia de uma parada ou coisa parecida. Isso não existe, amigos!

O líder do campeonato sairá em nono. Chances de êxito na corrida? Se a Ferrari confirmar o bom rendimento em prova, podemos sim imaginar o brazuca entre os três primeiros. No ano passado, depois de largar em último em função de um problema antes da volta de apresentação, Felipe concluiu a etapa em quinto.

Por falar em quinto, esta foi a posição alcançada por Nick Heidfeld no treino. Vai largar pela primeira vez no ano à frente de Robert Kubica. Na base da sorte já que o carro do polonês pifou, impedindo-o de marcar tempo no Q3. Pelo desempenho no Q2, tinha tudo para ficar entre os três primeiros, mas sai em décimo.

A Renault, que venceu a edição de 2006 do GP britânico, fez um bom papel neste sábado. Fernando Alonso foi o sexto, seguido do parceiro Nelson Piquet. Um belo treino do novato, o melhor brasileiro no grid e também em sua melhor posição de largada na categoria. Se repetir a tocada firme do GP da França, terá ótimas chances de somar novos e merecidos pontos.

Outro que merece beliscar alguns tentos é Sebastian Vettel. O futuro companheiro de Mark Webber na Red Bull (só falta a equipe oficializar, mas todos nós já sabemos que vai, não é mesmo?) andou forte em todas as partes da classificação, obtendo um ótimo oitavo lugar para a Toro Rosso. Vai longe esse alemão!

Hora de falar dos fiascos, começando pela Toyota. Depois do pódio em Magny-Cours, fez um treino bastante sofrível com seus dois pilotos. Timo Glock foi apenas o 12º, enquanto o veloz Jarno Trulli esqueceu de ser veloz e parou na 14ª colocação.

A Honda, coitada, de novo estancou na primeira parte do treino. Rubens Barrichello foi o 16º, um lugar à frente do piloto da casa Jenson Button. Decepção também por parte da Williams, 18ª com Nico Rosberg. Esse resultado, no entanto, teve uma explicação: o tedesco enfrentou problemas na suspensão do modelo FW30 e pode inclusive largar dos boxes amanhã. Aí não dá para criticar.

Promessa de uma boa corrida amanhã, principalmente se for confirmada a previsão de chuva. Em condições normais, teremos boa possibilidade de ver uma dobradinha finlandesa. O palpite aqui vai para vitória de Raikkonen, com Kovalainen em segundo e Hamilton em terceiro.

A corrida, programem os relógios, começa às 9h00 (horário de Brasília).

Grid de largada para o GP da Inglaterra:
1) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min21s049
2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min21s554
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min21s706
4) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min21s835
5) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min21s873
6) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min22s029
7) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min22s492
8) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min23s251
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min23s305
10) Robert Kubica (POL/BMW), sem tempo

Q2
11) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min20s174
12) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min20s274
13) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min20s531
14) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min20s601
15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min21s112

Q1
16) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min21s512
17) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min21s668
18) Jenson Button (ING/Honda), 1min21s685
19) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min21s786
20) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min21s885

Nenhum comentário: