Como Valência, não há o que dizer em termos de estatísticas porque se trata de um novo circuito. No entanto, a prova é válida como GP da Europa, e aí sim dá para pinçarmos alguma coisa referente ao retrospecto de pilotos e equipes.
O interessante desta etapa é o equilíbrio apresentado no quadro de vitórias por construtores. A Ferrari aparece na primeira posição da tabela com cinco conquistas, somente uma a mais que a McLaren e duas no comparativo com a Williams, a terceira colocada.
Entre os pilotos, chama atenção o fato de apenas dois sujeitos terem conseguido mais de uma proeza na corrida do Velho Continente. Ninguém menos que Michael Schumacher (seis vezes) e Fernando Alonso (duas). Da turma dos “vencedores unitários”, Rubens Barrichello é o único em atividade e dificilmente — quase beirando o impossível — vai sair desse grupo no fim de semana.
Na lista de poles, há um equilíbrio na contagem por pilotos e vantagem da Williams no cômputo por equipes. O time inglês saiu na frente do grid em seis oportunidades, o dobro de vezes da Ferrari. A McLaren fez duas, assim como a extinta Lotus.
No balanço por competidores, Schumacher encabeça a relação com três poles, seguido de David Coulthard e Kimi Raikkonen, com duas. Alonso e Nick Heidfeld também já alinharam seus bólidos na posição de honra, uma vez cada.
Como serão as coisas em Valência? Difícil tirar qualquer conclusão nesta sexta-feira, dia em que todos tentarão conhecer cada detalhe do encantador circuito de rua. As voltas alucinantes deverão aparecer somente nos treinos de sábado.
O que podemos resgatar, a título de curiosidade, é o balanço das últimas pistas estreantes deste milênio. Foram quatro: Bahrein e China em 2004, Turquia em 2005 e Fuji no ano passado — esta não foi exatamente uma novidade, mas retornou ao calendário depois de 30 anos ausente.
Por pilotos, tivemos quatro vencedores distintos: Schumacher (Bahrein), Barrichello (China), Raikkonen (Turquia) e Lewis Hamilton (Japão). Entre os construtores, duas vitórias para a Ferrari, duas para a McLaren. Simplesmente as protagonistas da luta pelo título de 2008 e, novamente, as fortes candidatas a debutar no degrau mais alto pódio em um novo circuito.
Lista de vitórias do GP da Europa:
2007: Fernando Alonso (McLaren)
2006: Michael Schumacher (Ferrari)
2005: Fernando Alonso (Renault)
2004: Michael Schumacher (Ferrari)
2003: Ralf Schumacher (Williams)
2002: Rubens Barrichello (Ferrari)
2001: Michael Schumacher (Ferrari)
2000: Michael Schumacher (Ferrari)
1999: Johnny Herbert (Stewart)
1997: Mika Hakkinen (McLaren)
1996: Jacques Villeneuve (Williams)
1995: Michael Schumacher (Benetton)
1994: Michael Schumacher (Benetton)
1993: Ayrton Senna (McLaren)
1985: Nigel Mansell (Williams)
1984: Alain Prost (McLaren)
1983: Nelson Piquet (Brabham)
Lista de pole-positions:
2007: Kimi Raikkonen (Ferrari)
2006: Fernando Alonso (Renault)
2005: Nick Heidfeld (Williams)
2004: Michael Schumacher (Ferrari)
2003: Kimi Raikkonen (McLaren)
2002: Juan-Pablo Montoya (Williams)
2001: Michael Schumacher (Ferrari)
2000: David Coulthard (McLaren)
1999: Heinz-Harald Frentzen (Jordan)
1997: Jacques Villeneuve (Williams)
1996: Damon Hill (Williams)
1995: David Coulthard (Williams)
1994: Michael Schumacher (Benetton)
1993: Alain Prost (Williams)
1985: Ayrton Senna (Lotus)
1984: Nelson Piquet (Brabham)
1983: Elio De Angelis (Lotus)
O interessante desta etapa é o equilíbrio apresentado no quadro de vitórias por construtores. A Ferrari aparece na primeira posição da tabela com cinco conquistas, somente uma a mais que a McLaren e duas no comparativo com a Williams, a terceira colocada.
Entre os pilotos, chama atenção o fato de apenas dois sujeitos terem conseguido mais de uma proeza na corrida do Velho Continente. Ninguém menos que Michael Schumacher (seis vezes) e Fernando Alonso (duas). Da turma dos “vencedores unitários”, Rubens Barrichello é o único em atividade e dificilmente — quase beirando o impossível — vai sair desse grupo no fim de semana.
Na lista de poles, há um equilíbrio na contagem por pilotos e vantagem da Williams no cômputo por equipes. O time inglês saiu na frente do grid em seis oportunidades, o dobro de vezes da Ferrari. A McLaren fez duas, assim como a extinta Lotus.
No balanço por competidores, Schumacher encabeça a relação com três poles, seguido de David Coulthard e Kimi Raikkonen, com duas. Alonso e Nick Heidfeld também já alinharam seus bólidos na posição de honra, uma vez cada.
Como serão as coisas em Valência? Difícil tirar qualquer conclusão nesta sexta-feira, dia em que todos tentarão conhecer cada detalhe do encantador circuito de rua. As voltas alucinantes deverão aparecer somente nos treinos de sábado.
O que podemos resgatar, a título de curiosidade, é o balanço das últimas pistas estreantes deste milênio. Foram quatro: Bahrein e China em 2004, Turquia em 2005 e Fuji no ano passado — esta não foi exatamente uma novidade, mas retornou ao calendário depois de 30 anos ausente.
Por pilotos, tivemos quatro vencedores distintos: Schumacher (Bahrein), Barrichello (China), Raikkonen (Turquia) e Lewis Hamilton (Japão). Entre os construtores, duas vitórias para a Ferrari, duas para a McLaren. Simplesmente as protagonistas da luta pelo título de 2008 e, novamente, as fortes candidatas a debutar no degrau mais alto pódio em um novo circuito.
Lista de vitórias do GP da Europa:
2007: Fernando Alonso (McLaren)
2006: Michael Schumacher (Ferrari)
2005: Fernando Alonso (Renault)
2004: Michael Schumacher (Ferrari)
2003: Ralf Schumacher (Williams)
2002: Rubens Barrichello (Ferrari)
2001: Michael Schumacher (Ferrari)
2000: Michael Schumacher (Ferrari)
1999: Johnny Herbert (Stewart)
1997: Mika Hakkinen (McLaren)
1996: Jacques Villeneuve (Williams)
1995: Michael Schumacher (Benetton)
1994: Michael Schumacher (Benetton)
1993: Ayrton Senna (McLaren)
1985: Nigel Mansell (Williams)
1984: Alain Prost (McLaren)
1983: Nelson Piquet (Brabham)
Lista de pole-positions:
2007: Kimi Raikkonen (Ferrari)
2006: Fernando Alonso (Renault)
2005: Nick Heidfeld (Williams)
2004: Michael Schumacher (Ferrari)
2003: Kimi Raikkonen (McLaren)
2002: Juan-Pablo Montoya (Williams)
2001: Michael Schumacher (Ferrari)
2000: David Coulthard (McLaren)
1999: Heinz-Harald Frentzen (Jordan)
1997: Jacques Villeneuve (Williams)
1996: Damon Hill (Williams)
1995: David Coulthard (Williams)
1994: Michael Schumacher (Benetton)
1993: Alain Prost (Williams)
1985: Ayrton Senna (Lotus)
1984: Nelson Piquet (Brabham)
1983: Elio De Angelis (Lotus)
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