sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Chuva rara em Monza

Parece que São Pedro comprou ingressos para a fase final da temporada 2008 da Fórmula 1. Depois de chegar atrasado à corrida de Spa-Francorchamps, o senhor da chuva resolveu se antecipar na etapa de Monza, marcando presença logo no primeiro treino livre.

Além de aumentar a emoção, o “fanatismo” do chamado Príncipe dos Apóstolos pode fazer com que tenhamos uma rara condição climática para a prova no circuito italiano, onde desde 1956 não acontece uma disputa com piso molhado.

Alguns podem se lembrar que em 2004 a corrida começou com asfalto úmido, mas logo secou. Chuva mesmo o GP da Itália só viu na década de 50, quando ainda se andava no desafiador traçado de dez quilômetros, cujo principal destaque era o trecho oval inclinado.

A prova chuvosa de 56 marcou o encerramento daquela temporada e foi vencida por Stirling Moss, a bordo de um Maserati. O segundo lugar, vejam só, ficou com dois pilotos: Peter Collins e Juan Manuel Fangio. Empataram? Nada disso, ambos se revezaram na condução do carro Ferrari. O argentino e campeão do torneio guiou o bólido por 15 voltas, enquanto o britânico se encarregou das últimas 35.

O terceiro posto foi obtido por Ron Flockhart, com o equipamento da Connaught Alta. Sobre a etapa, vale o destaque para o tempo total de disputa: 2h23min41s300. Motivado pela chuva, mas também pela longa extensão do Grande Prêmio. Foram 50 voltas na pista de 10 km. Portanto, 500 km percorridos.

Feitas as recordações, agora é esperar a vontade de São Pedro no que diz respeito a 2008. A previsão do tempo para o domingo, segundo o “Weather Channel”, aponta pancadas de chuva.

2 comentários:

Thiago Raposo disse...

Olá Leandro...
Realmente a chuva foi impressionante...Foi difícil ficar acordado sem nenhuma coisa na pista!
E aí, o que você acha de trocarmos referências dos blogs?
Abraços!

Leandro Alvares disse...

Olá, Thiago. Vamos sim! O link do Café com F1 já está na lista de blogs recomendados. Aliás, um belo blog. Abs!