domingo, 7 de setembro de 2008

Emoção e reviravolta em duas voltas

O título deste post já estava formulado na cabeça: “Vitória de Campeão”. Realmente, um corridaço de Kimi Raikkonen — até a penúltima volta — neste ótimo GP da Bélgica. Correu como o finlandês arrojado e destemido dos tempos de McLaren, partiu para o tudo o nada na pista em que ama acelerar, visando permanecer na briga pelo campeonato.

Parecia estar próximo da quarta vitória em Spa, mas veio a chuva e estragou a festa do nórdico, que bateu no muro e praticamente deu adeus às pretensões do bi em 2008. De quarto a primeiro colocado em menos de duas voltas, do êxito ao abandono a dois giros do final. Um drama lamentável para o campeão.

A vitória foi de Lewis Hamilton, competente por ter descontado a vantagem que o separava do “Homem de Gelo” no momento em que a pista ficou escorregadia e também pelo misto de cautela e sorte nas voltas decisivas da etapa. Errou apenas na segunda passagem, quando rodou e perdeu a ponta para Raikkonen. Na hora em que o talento fez a diferença, mostrou porque é o líder da competição.

De contestável, somente a malandragem do inglês na ultrapassagem sobre Kimi. Ele devolveu a posição para o finlandês por ter cortado caminho, mas logo se enfiou no vácuo para retomar a dianteira no fim da reta dos boxes. Não por menos a Ferrari protestou contra o resultado da prova.

Prova essa muito lucrativa para um modesto Felipe Massa em Spa-Francorchamps. O terceiro lugar já estava ótimo em função de seu desempenho mediano na Bélgica, mas de repente viu no colo mais dois pontinhos com o abandono do companheiro de equipe. Injustiça? Claro que não. Foi motivo para muita comemoração e torcida para que a escuderia de Maranello o oficialize como o piloto número 1 nesta estilingada final de temporada.

Na terceira posição, o retrato da felicidade do piloto que vivia situação idêntica à de Raikkonen. Pode ter pecado no começo da corrida, mas Nick Heidfeld foi extremamente calculista e certeiro ao arriscar a troca de pneus na última volta, ultrapassando todo mundo para festejar o lugar no pódio. Agradou muito a BMW, que já disse que vai demorar um pouquinho mais na definição de sua dupla para 2009.

Fernando Alonso foi outro que arriscou colocar os compostos de chuva, mas acabou em quarto. Com pinta de decepção, já que andou a corrida inteira neste lugar e com o abandono de Raikkonen deveria ter chegado ao pódio.

Que resultado fantástico para a Toro Rosso, com seus dois pilotos na zona de pontuação. Sebastian Vettel foi o quinto e Sébastien Bourdais o sétimo. Merecia mais o francês por sua bela exibição, mas foi “engolido” por aqueles que trocaram de pneu e perdeu a chance de ficar em quarto ou até mesmo em terceiro. Infelizmente, não se pode lamentar muita coisa, afinal se méritos determinassem algo neste domingo a vitória seria de Raikkonen.

Robert Kubica chegou em sexto num dia de pouco brilhantismo, mas de conquistas na classificação, já que tomou o terceiro lugar de Kimi, estando agora com um ponto a mais na tabela. Vejam só o pesadelo em que se transformou o quase dia de redenção do finlandês da Ferrari.

O último pontinho em Spa acabou com Timo Glock, outro que pouco apareceu na Bélgica. A Toyota, na verdade, ficou aquém das expectativas, assim como a Red Bull — em nono com Mark Webber e em 11º com David Coulthard — e também Heikki Kovalainen.

Com uma McLaren bastante veloz e com a forte tocada que o finlandês demonstrou no início, o mínimo que deveria ter conseguido era um lugar no pódio. Mas suas trapalhadas falaram mais alto. Primeiro com a largada ruim e depois pelo toque em Webber, que o fez levar uma punição. No fim, o carro quebrou e Heikki ficou no prejuízo, pois Heidfeld voltou a lhe tomar o quinto lugar na classificação.

Fim de semana ruim também para os demais brasileiros, com ambos abandonando. Rubens Barrichello por problemas em sua tenebrosa Honda — o triste é ouvi-lo dizer que fez uma ótima volta no treino para largar em 16º — e Nelson Piquet após uma batida. A Renault certamente não ficou satisfeita.

Williams e Force India mal apareceram. O único comentário a se fazer aqui é que a Toro Rosso empatou com o time de sir Frank no Mundial de Construtores e provavelmente vai passá-lo nas próximas etapas.

A próxima corrida, aliás, já acontece no domingo que vem em Monza, casa da Ferrari. Na briga pelo título, um duelo entre Hamilton e Massa. No páreo das equipes, McLaren ainda atrás da rival vermelha, mas encostando gradativamente — o placar é de 129 a 123.

A F-1 se despede da Bélgica com a lição de que a receita das boas corridas está nos velhos e tradicionais circuitos. Uma etapa sensacional essa de Spa, não por menos a melhor pista do calendário.

Nenhum comentário: