sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ferrari veloz, finlandês renovado

Um Fórmula 1 de menor distância entre-eixos leva vantagem nas pistas de alta velocidade em que há pontos de freada muito bruscos, como é o caso de Monza. A eficácia desta receita técnica foi vista no segundo treino livre de hoje, com a liderança de Kimi Raikkonen e o bom rendimento das BMW no traçado italiano.

Tanto o carro da Ferrari como o modelo da equipe alemã são menores na largura entre-eixos se comparados com o monoposto da McLaren, portanto, conseguem ter mais agilidade nas retomadas de aceleração e ser mais velozes no contorno das curvas.

Isso não quer dizer que o esquadrão prateado ficará de fora do páreo na classificação e na corrida. Longe disso. Para a sorte de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, a desvantagem do maior comprimento em relação aos adversários é reduzida graças ao bom equilíbrio do MP4/23.

Em outras palavras, teremos no fim de semana a tradicional briga entre Ferrari e McLaren pela pole e vitória, mas com uma BMW mais próxima e capaz talvez de incomodar no treino oficial. Na prova, a batalha tende a se restringir entre as duas grandes forças da categoria.

Raikkonen renovou o contrato com a escuderia italiana até o fim de 2010 e se mostrou com vontade de acelerar. Não tem mais nada a perder, como ele mesmo disse. Hamilton, por sua vez, ficou em quarto no ensaio livre, mas não tirou tudo o que pode do carro. Já Felipe Massa reclamou da falta de aderência e acabou em sexto, a quase quatro décimos de segundo de Kimi. Por ter sido um treino de sexta-feira, nada com que se preocupar.

As verdades mesmo aparecerão nas sessões de sábado. Isso se não chover, porque neste caso quem disser que há uma verdade está mentindo. Chuva em um circuito veloz como o da Itália é loteria na certa.

Coisas a se observar amanhã: o desempenho da Williams, quinta colocada hoje com Nico Rosberg; a tentativa da Force India em passar para o Q2 da classificação depois do oitavo tempo de Adrian Sutil e o que vai ser de Renault e Toyota, muito ruins neste primeiro dia de trabalhos.

Nenhum comentário: