terça-feira, 23 de setembro de 2008

Momento cultural

“Ele fez o último Grand Chelem”.

Em vez de discutirmos o resultado da apelação da McLaren sobre a punição imposta a Lewis Hamilton no polêmico GP da Bélgica, que em nada mudou a situação do campeonato como todos já sabemos, aproveitemos a noite de terça-feira para algo mais interessante. O aprendizado de coisas novas do mundo da Fórmula 1, por exemplo.

Alguém sabe o que significa um Grand Chelem na categoria máxima do automobilismo? Uma expressão francesa pouco difundida, que na tradução literal para o português quer dizer Grand Slam, termo bastante comum no tênis.

Numa corrida, implica na conquista da pole position, volta mais rápida, vitória e a liderança em todas as voltas do Grande Prêmio. Em outras palavras, um hat-trick concretizado de ponta-a-ponta. Façanha pouco vista ao longo dos 58 anos de existência da competição.

Um palpite antes de revelarmos o recordista de Chelem na F-1? Quem pensou em Michael Schumacher, desta vez errou. O alemão aparece empatado com Alberto Ascari no segundo lugar do ranking, ambos com cinco “Chelens” no currículo e atrás de Jim Clark, que por oito vezes conquistou a vitória absoluta.

Dos pilotos em atividade, pasmem, nenhum conseguiu esta proeza. Poucos, aliás, tiveram a sorte e competência de fazer um Grand Chelem. Somente 20 dentre os diversos nomes que passaram pelo grid em quase seis décadas.

O último registro aconteceu no GP da Hungria de 2004, com Schumacher. O curioso desta prova é que Rubens Barrichello completou todas as 70 voltas da corrida na segunda posição. Será que existe algum nome para tal feitio?

Ranking de Grand Chelem:
1) Jim Clark, 8
2) Alberto Ascari, 5
3) Michael Schumacher, 5
4) Jackie Stewart, 4
5) Ayrton Senna, 4
6) Nigel Mansell, 4
7) Nelson Piquet, 3
8) Juan Manuel Fangio, 2
9) Jack Brabham, 2
10) Mika Hakkinen, 2
11) Mike Hawthorn, 1
12) Stirling Moss, 1
13) Jo Siffert, 1
14) Jacky Ickx, 1
15) Clay Regazzoni, 1
16) Niki Lauda, 1
17) Jacques Laffite, 1
18) Gilles Villeneuve, 1
19) Gerhard Berger, 1
20) Damon Hill, 1

Nenhum comentário: