quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Revolução visual e técnica

Menos aerodinâmica, mais importância no papel do piloto. Esta será a nova Fórmula 1 de 2009, que promete mais emoções, ultrapassagens e até mudanças no quadro de forças da categoria.

KERS - Sistema de Recuperação de Energia Cinética
A energia dissipada nas frenagens, que até este ano era transformada em calor, será reaproveitada em 2009 com o KERS, Sistema de Recuperação de Energia Cinética. Com este aparato (opcional), os pilotos terão um botão extra no volante que poderá ser acionado por seis segundos, duas vezes por volta. Cada acionamento resultará em uma potência a mais de até 80 cv. Um grande auxílio para as ultrapassagens.

Aerofólios
Além de menor e mais comprida que as atuais, a asa traseira será reduzida de um metro para 75 centímetros e elevada em 15 cm. Na dianteira, será 40 cm mais larga e 5 cm ais baixa. Em cada volta, os pilotos poderão — por duas vezes — mudar a inclinação do aerofólio em até seis graus para acompanhar de perto o adversário, especialmente nas curvas.

Apêndices aerodinâmicos
Os inúmeros penduricalhos utilizados para melhorar o fluxo do ar que percorre o monoposto — os famosos chifres, orelhas, asas-ponte, entre outros recursos apelidados —, serão proibidos em 2009. Além de diminuir a pressão aerodinâmica, a medida deixará os carros com um visual mais limpo.

Defletores
Para reduzir a pressão aerodinâmica e deixar a dirigibilidade mais desafiadora para os pilotos, os defletores localizados entre as rodas dianteiras e as laterais do carro terão serão diminuídos.

Pneus slicks
Afastados da categoria desde 1998, os pneus lisos retornam aos carros para torná-los mais velozes nas curvas, porém menos estáveis e mais difíceis de serem “domados”.

Difusor de ar
Será 20 mais largo para gerar menos pressão aerodinâmica e evitar grandes perdas de estabilidade do carro que vem atrás.

Safety-Car
A polêmica regra que proíbe a realização do pit-stop enquanto todos os pilotos não estejam alinhados atrás do carro madrinha será revista para 2009. O novo formato, contudo, ainda será divulgado.

Motores
Os pilotos deverão usar o mesmo motor por três corridas, uma a mais do que o previsto no regulamento de 2008.

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