segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Provas "natalinas"

Corrida de Fórmula 1 no mês de dezembro? Algo raro na história da categoria, mas que já aconteceu. Três vezes para ser mais exato. A última delas, aliás, completou hoje 46 anos de sua realização; o Grande Prêmio da África do Sul de 1962.

A prova, no circuito de East London, foi vencida pelo inglês Graham Hill, que com a conquista garantiu o primeiro de seus dois títulos mundiais.

O autódromo sul-africano receberia em 28 de dezembro de 1963 mais uma etapa do torneio, só que desta vez com o campeão já definido: Jim Clark. O escocês, contudo, não perdeu o ritmo e a motivação, vencendo a corrida de encerramento daquela temporada com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, Dan Gurney.

Alguns anos antes, em 1959, a F-1 disputava a sua primeira prova no mês do Natal. Foi no dia 12, no circuito norte-americano de Sebring, onde Bruce McLaren conquistou a sua vitória de número 1 da carreira e Jack Brabham - com um quarto lugar - faturou o primeiro de seus três títulos na categoria.

Se esporte é espetáculo, bem que poderiamos ter pelo menos uma corrida em dezembro. Não seria a primeira, nem a última modalidade esportiva a se "exercitar" no 12º mês do ano.

Nenhum comentário: