segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bella macchina

FOTOS: DIVULGAÇÃO/FERRARI
Talvez já estejamos acostumados com a nova aparência incorporada pela Fórmula 1 para 2009, ou pode ser que a referência feiosa — a BMW de bico grande e desproporcional — tenha feito com que nossos olhos admirassem tudo que fosse menos gritante em relação ao bólido germânico. Seja lá qual for o motivo, o que se viu nesta segunda-feira foi o nascimento de uma Ferrari bastante charmosa.

Batizada de F60 para destacar o fato do time italiano ser o único a ter disputado todos os 60 mundiais da categoria, a máquina vermelha de visual limpo e harmonioso parece ter “vestido” muito bem as novidades técnicas da competição.

A ausência dos inúmeros apêndices aerodinâmicos, associada aos pneus slicks e às novas dimensões previstas no regulamento, deu ao carro um tempero nostálgico, fazendo-o lembrar as máquinas do início dos anos 90. Realmente, muito bonito.

“Cara” de nervosa a nova Ferrari tem. A asa dianteira, como era de se imaginar, está mais robusta se comparada à antiga e com sua extremidade mais fina. Também chama a atenção o ângulo das hastes que fixam o bico na prancha do aerofólio, semelhante ao avaliado pela extinta Honda no fim do ano passado.

Falta ainda a avaliação na pista, a mais importante de todas, para a constatação de muitas dúvidas: será que o conjunto vermelho mostrará eficiência e resistência? Conseguirá um bom aproveitamento do KERS (sistema de reaproveitamento da energia cinética dissipada pelos freios)? Brigará pelo título?

Saborosas indagações de um começo de temporada, que só nos fazem ansiar cada vez mais pelo apagar das luzes vermelhas para a largada do GP da Austrália.

Aguardemos agora a nova Toyota, a ser lançada na quinta-feira.

Nenhum comentário: