sábado, 17 de janeiro de 2009

O adeus do tamanduá

FOTO: MONTAGEM/DIVULGAÇÃO/MCLAREN

A asa dianteira de aparência animal mais famosa do século XXI ganhou descanso para a temporada 2009. Isso porque a McLaren resolveu adotar um bico mais largo no modelo MP4/24 (semelhante ao do carro de 2005), aposentando assim a frente tamanduá de seus últimos equipamentos.

O primeiro monoposto britânico a receber o layout de bicho foi o MP4/18, em 2003, que sequer chegou a disputar uma corrida por ter sido lançado muito tarde e pela reprovação em diversos testes de segurança da FIA.

A base daquela suposta máquina revolucionária foi levada para a versão sucessora, MP4/19, que se mostrou um verdadeiro fiasco. A série B do carro, contudo, melhorou a situação do time inglês no campeonato de 2004, dando ao grupo ao menos uma vitória.

Após um ano sabático, o bico tamanduá regressou em 2006 no MP4/21 e teve seu espaço garantido até o projeto do certame passado, que venceu seis corridas e levou o título Mundial com Lewis Hamilton.

No total, a asa fina esteve presente em cinco modelos da McLaren, acumulando 25 vitórias, 27 pole positions, 68 pódios, um campeonato e dois vices. Muito bem sucedida, além de graciosa.

Nenhum comentário: