segunda-feira, 11 de maio de 2009

Considerações da etapa espanhola

FOTO: REPRODUÇÃO/LAT
Rubens Barrichello fez ontem, na Espanha, a sua melhor corrida na temporada 2009. No entanto, foi ao mesmo tempo a mais revoltante para aqueles que esperavam uma reação do brasileiro. Tudo por uma incompetência do corredor para fazer valer a estratégia de pit-stops.

Não há muito que dizer: ele precisava ser veloz e não foi. Com quase 20 anos de Fórmula 1 nas costas, o veterano deveria ter o bom senso de analisar a situação da corrida e ter voz ativa para modificar sua tática de paradas ao longo do GP, como fez Jenson Button.

Em vez disso, Barrichello aceitou permanecer com o plano de três pits e deu no que deu. Nova derrota para o inglês, que parte com méritos rumo ao título. Ainda há muita competição pela frente, mas não há como deixar de apostar no britânico neste momento. Se alguém ameaçá-lo, provavelmente não será seu companheiro de equipe, mas sim um certo alemãozinho da Red Bull.

Tudo bem que Sebastian Vettel não teve uma atuação grandiosa em Barcelona, perdendo o lugar no pódio para Mark Webber. Entretanto, segue próximo de Barrichello na classificação e é uma aposta bem mais confiável que seu parceiro australiano.

A Ferrari, campeã de erros estratégicos de 2009, parece que não vai precisar da caçamba para as próximas etapas. O carro melhorou sim e vai ter condições de brigar por vitórias em algumas provas. Título, porém, é algo fora de cogitação para este ano. Assim como a McLaren, a escuderia italiana deve focar boa parte dos seus esforços em 2010.

A F-1 encerrou a primeira corrida na Europa deixando um cenário bem mais esclarecedor para o quadro de forças. Brawn e Red Bull são as verdadeiras protagonistas. Toyota perdeu terreno, assim como a Williams – nem mais o domínio nos dois treinos de sexta-feira o time inglês consegue ter. Ferrari evoluiu, McLaren estacionou, BMW se afundou e a Renault segue na mesma, salvando-se graças a Fernando Alonso. Toro Rosso e Force India permanecem no fundão.

Vamos para Mônaco, onde as zebras são mais frequentes em razão das dificuldades do circuito de rua. Como os carros estão bastante ariscos este ano, é bem capaz que tenhamos surpresas no resultado final. Mas é aconselhável não apostarmos muito nisso para evitar frustrações. Já bastam as que temos com algumas equipes e pilotos nacionais.

4 comentários:

Josmar Batista disse...

Frustração é realmente a melhor palavra para definir o sentimento da galera quanto ao Pé de Chinelo. Agora, o maior papelzinho da F-1 ficou a cargo da Toro Rosso, na minha opinião...

TheOvniBoss disse...

O Joe!! Frustração? Eu fiquei é feliz da vida!! Chupa Rubinho!! Legal que agora vamos poder ver ele na tv chorando denovo. Hahahha!! A porra do engenehiro dele avisou que o Button tinha mudado a estratégia, porque não mudou tambem. Ele é pau mandado, tem que sofrer mesmo. Campanha: FORA RUBINHO!! F-TRUCK É SEU DESTINO!!

E que papelão da Ferrari. Pelo menos o carro parece que melhorou, talvez belisque alguma vitória esse ano.

André Ramos-Jornalista disse...

Leandrinho, tirando a mancada (mais uma?) do Rubinho (tadinho), parabéns pelo blog. Estou por aqui, de olho nos tipos...

Ah, a edição de maio já saiu, com a coluna do Eric, blz? Se precisar, me avise.

Abraço.

André Ramos

Juliana Portugal disse...

Incrível como Rubinho é o melhor colocado entre os brasileiros!! Este ano no esporte deve ser só do Ronaldo, rsss