sexta-feira, 15 de junho de 2007

De caça a caçadora e vice-versa

A sexta-feira de treinos livres para o GP dos EUA confirmou a inversão de papéis ocorrida entre as candidatas ao título de 2007. De caça, a Ferrari passou a ser caçadora da nova presa, as flechas prateadas da McLaren. Fernando Alonso foi o mais rápido nos dois ensaios do dia, mostrando estar completamente determinado a superar tudo e a todos (entenda-se aqui Lewis Hamilton) para conseguir vencer pela terceira vez no ano.

A segunda posição no treino livre 2 ficou com o “negão”, líder do Mundial. Seu principal objetivo foi aprender os detalhes do circuito de Indianápolis, onde nunca havia pilotado. Mas como era de se esperar, o inglês demonstrou novamente sua inteligência e capacidade para rápidas adaptações. Será, portanto, um forte candidato à vitória.

Felipe Massa obteve o terceiro melhor giro e se disse confiante para a classificação e corrida. Avaliação semelhante fez seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, o quarto colocado. Se não for blefe da dupla vermelha, assistiremos então a uma briga intensa pela pole-position neste sábado.

É de se esperar, de fato, um melhor desempenho da Ferrari em relação ao fiasco que foi no GP do Canadá. O retrospecto joga a favor da escuderia italiana — que venceu sete das seis provas disputadas em Indianápolis. Contudo, a atualidade aponta para uma considerável vantagem da McLaren, a meu ver de 0s2 a 0s3 no traçado norte-americano.

E é bom ficar de olho nas BMW, que andaram muito bem na sessão matinal, porém, mais discretas no ensaio vespertino. Mesmo assim, Nick Heidfeld estabeleceu a quinta passagem no treinamento da tarde, enquanto Sebastian Vettel foi o 11º. Um dia satisfatório para o novato alemão, que substitui Robert Kubica.

Boa atuação de Nico Rosberg ao fazer o sétimo tempo com a Williams, demonstrando a força do motor Toyota e a consistente aerodinâmica do modelo FW29. Destaque também para a Honda, que ficou em nono e décimo com Rubens Barrichello e Jenson Button. Usaram e abusaram dos pneus moles, mas enfim; que repitam o serviço no sábado.

Se tivesse que apostar em alguém para a pole de imediato, ficaria com Alonso. Ainda não defini meu vencedor, sequer os outros dois sujeitos que subirão no pódio. Mas essas e outras apostas ficarão para depois do treino livre 3.

Fiquem ligados na programação:*

Sábado (16)
11h00: treino livre 3
14h00: classificação

Domingo (17)
14h00: GP dos EUA (73 voltas)

*Horários de Brasília.

Nenhum comentário: