terça-feira, 3 de julho de 2007

O que mais vem por aí? (3)


F-1 na Eurodisney: não vão faltar Patetas

GP da França - O primeiro campeonato da Fórmula 1 foi disputado em 1950. Em todos esses anos, apenas a temporada de 1955 não teve um grande prêmio disputado na França. Dessa forma, já houve nada menos do que 57 provas no país dos Gauleses.

Sete foram os circuitos que receberam provas da categoria durante esse tempo: Reims (11), Rouen-les-Essarts (5), Clermont-Ferrand (4) e até mesmo Le Mans (1) foram utilizados.

Entretanto, as três pistas que mais se destacaram como sede do GP francês foram as de Dijon-Prenois, com cinco provas, Paul Ricard, com 15 corridas, e Magny-Cours, palco de 17 eventos, desde 1991.

Para o ano que vem, já está definida a saída do autódromo no qual Raikkonen venceu há dois dias. Por motivos "berniais", Nevers está fora.

Ainda não há uma definição precisa do que vai acontecer com a corrida da terra de Napoleão, Platini e Sarkozy. Paul Ricard, conhecida por receber dezenas de testes de pré-temporada e durante o ano, e Dijon-Prenois, um tanto esquecida, são candidatas a voltar a sediar o GP. Uma outra idéia é a de se realizar a prova nas ruas de Paris, mais especificamente na EuroDisney. Idéia de titio Bernie.

Mas não se espantem se no final das contas não tiver é corrida nenhuma na França em 2008. No ano que vem, teremos as entradas do GP de Valência e do GP de Cingapura no Mundial. E com a onda de expansão da categoria para outras bandas (Coréia do Sul, Índia, África do Sul, México, etc, etc, etc), é possível que os manda-chuvas da F-1 deixem de lado a tradição de um país que já ganhou quatro títulos na categoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom o Brasil ficar atento e se preocupar com essa onda de provas que saem e entram...