
A Renault exibiu na França, no último fim de semana, uma versão especial do R26, carro com o qual conquistou o bicampeonato no ano passado. O bólido foi exposto nas proximidades do circuito de Magny-Cours e chamou a atenção por carregar as belas cores do RS01, primeiro modelo construído pelo time francês para a Fórmula 1.
A estréia da equipe na categoria aconteceu no GP da Inglaterra de 1977, com Jean-Pierre Jabouille. Há 30 anos, portanto, e por esse motivo a homenagem expressa por meio da pintura daquela época: o clássico amarelo e preto.
O aniversário efetivo de três décadas, porém, será comemorado no próximo domingo, em Silverstone. E a escuderia já informou, em nota, que fará muita festa no circuito inglês. Negaram, infelizmente, o uso do belíssimo visual “retrô” durante a corrida, mas prometeram não deixar a data passar batida.
Como equipe, a Renault disputou 15 temporadas. A primeira parte entre 1977 e 1985 e a segunda iniciada a partir de 2002. Teve 14 pilotos, marcou 953 pontos, venceu 33 etapas, subiu 89 vezes ao pódio, fez 50 pole-positions, 27 voltas mais rápidas, terminou 183 vezes na zona de pontos e faturou dois títulos mundiais (2005 e 2006), tanto de pilotos como de construtores.
De 1989 a 1997, foi fornecedora de motores da Williams, com quem conquistou quatro taças de campeã (1992, 1993, 1996 e 1997). Entre 95 e 97, também forneceu seus propulsores à extinta Benetton, vencendo com o time italiano o certame de 1995. Vale lembrar ainda a parceria com a Lotus, de 83 a 86, que rendeu boas vitórias.
Neste ano, a Renault sequer conseguiu terminar uma corrida entre os três primeiros. O melhor resultado em oito provas foi o quarto lugar, alcançado duas vezes. A primeira com Giancarlo Fisichella em Mônaco, a segunda com Heikki Kovalainen nos EUA.
Em 2008, tudo indica que um brasileiro correrá pela equipe francesa: Nelson Ângelo Piquet, atual piloto de testes da escuderia. Resta torcer agora por um carro bom.
Raio-X Renault
A estréia da equipe na categoria aconteceu no GP da Inglaterra de 1977, com Jean-Pierre Jabouille. Há 30 anos, portanto, e por esse motivo a homenagem expressa por meio da pintura daquela época: o clássico amarelo e preto.
O aniversário efetivo de três décadas, porém, será comemorado no próximo domingo, em Silverstone. E a escuderia já informou, em nota, que fará muita festa no circuito inglês. Negaram, infelizmente, o uso do belíssimo visual “retrô” durante a corrida, mas prometeram não deixar a data passar batida.

De 1989 a 1997, foi fornecedora de motores da Williams, com quem conquistou quatro taças de campeã (1992, 1993, 1996 e 1997). Entre 95 e 97, também forneceu seus propulsores à extinta Benetton, vencendo com o time italiano o certame de 1995. Vale lembrar ainda a parceria com a Lotus, de 83 a 86, que rendeu boas vitórias.
Neste ano, a Renault sequer conseguiu terminar uma corrida entre os três primeiros. O melhor resultado em oito provas foi o quarto lugar, alcançado duas vezes. A primeira com Giancarlo Fisichella em Mônaco, a segunda com Heikki Kovalainen nos EUA.
Em 2008, tudo indica que um brasileiro correrá pela equipe francesa: Nelson Ângelo Piquet, atual piloto de testes da escuderia. Resta torcer agora por um carro bom.
Raio-X Renault
Estréia: 16 de julho de 1977 (GP da Inglaterra)
GPs disputados: 218
Vitórias: 33
Poles: 50
Voltas mais rápidas: 27
Pontos: 953
Pódios: 89
Títulos de Pilotos: 2
Títulos de Construtores: 2
Pilotos
Jean-Pierre Jabouille (1977 a 1980)
Rene Arnoux (1979 e 1982)
Alain Prost (1981 a 1983)
Eddie Cheever (1983)
Derek Warwick (1984 e 1985)
Patrick Tambay (1984 e 1985)
Philippe Streiff (1984)
Francois Hesnault (1985)
Jenson Button (2002)
Jarno Trulli (2002 a 2004)
Fernando Alonso (2003 a 2006)
Jacques Villeneuve (2004)
Heikki Kovalainen (2007)
GPs disputados: 218
Vitórias: 33
Poles: 50
Voltas mais rápidas: 27
Pontos: 953
Pódios: 89
Títulos de Pilotos: 2
Títulos de Construtores: 2
Pilotos
Jean-Pierre Jabouille (1977 a 1980)
Rene Arnoux (1979 e 1982)
Alain Prost (1981 a 1983)
Eddie Cheever (1983)
Derek Warwick (1984 e 1985)
Patrick Tambay (1984 e 1985)
Philippe Streiff (1984)
Francois Hesnault (1985)
Jenson Button (2002)
Jarno Trulli (2002 a 2004)
Fernando Alonso (2003 a 2006)
Jacques Villeneuve (2004)
Heikki Kovalainen (2007)
Giancarlo Fisichella (2005 a 2007)
Um comentário:
Linda essa pintura! Deveria ser usada sempre.
Postar um comentário