sábado, 25 de agosto de 2007

Ele é demais, realmente!

Titônio Massa, o pai de Felipe, fez sem dúvida o melhor comentário para a pole-position conquistada pelo filho neste sábado, no GP da Turquia. “Ele é fo...”, disse o patriarca da família, no exato momento em que a TV o mostrava para o mundo inteiro.

Foi a quinta pole do brasileiro na temporada deste ano, a oitava de sua carreira, mas a mais importante de todas, alcançada em uma fase decisiva do campeonato. Parafraseando o eterno campeão Ayrton Senna, a situação era de “ou vai ou racha”. E Massa foi neste primeiro ato.

Mesmo com um carro aparentemente mais pesado que o de Kimi Raikkonen, Felipe fez uma volta na medida certa, cravada em 1min27s329, sendo apenas 0s044 superior ao giro de Lewis Hamilton, o segundo colocado. O finlandês da Ferrari, pagando pelos erros cometidos em sua volta lançada, teve de se contentar com o terceiro posto. Em quarto, com pinta de estar com mais combustível, ficou o espanhol Fernando Alonso.

Vencida a batalha pela posição de honra do grid, Massa segue agora para o capítulo final da história da etapa turca, sabendo que dispõe do melhor carro em ritmo de corrida. Se não errar e seu companheiro de equipe não pular para segundo na largada, dificilmente a vitória escapará das mãos do brazuca amanhã.

Meu palpite, aliás, é uma dobradinha vermelha com Felipe e Kimi. Alonso completa o pódio, seguido de Hamilton. Com esse desfecho, o Mundial parte para a etapa de Monza, casa da Ferrari, com a disputa pelo título pegando fogo. O que todos nós, acredito, gostaríamos de ver.

Sobre o restante do grid, foi atípica a diferença de 0s315 entre Robert Kubica e Nick Heidfeld, que largam em quinto e sexto. Ficou a ligeira impressão de que o alemão optou por uma estratégia de mais gasosa em relação ao polonês, tática já adotada pelo tedesco em outras ocasiões neste ano.

A sétima posição de Heikki Kovalainen mostra que o finlandês merece ser mantido na Renault para 2008, ao lado de Nelson Ângelo Piquet. Amadureceu bastante nas últimas provas e começa a mostrar que, com um bólido veloz nas mãos, pode dar trabalho aos adversários. Fiquemos de olho nele.

Mas quem de fato deveria ter uma chance em time de ponta é Nico Rosberg. O alemãozinho colocou a Williams na oitava posição, ficando à frente de Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella. Neste domingo, em condições normais, pode até brigar por um sétimo lugar.

Já Rubens Barrichello disse ter chegado ao limite do seu Honda para fazer o 14º tempo. Jenson Button, em declaração parecida a do brasileiro, afirmou que andou tudo e mais um pouco. Foi o 15º, mas vai partir de último em função da troca de motor anunciada pela montadora japonesa. Enquanto isso, Anthony Davidson conseguiu extrair algo a mais de seu Super Aguri e alcançou a 11ª posição. O que falar sobre isso?

O que podemos dizer com toda a sinceridade é que a
Fórmula 1 já não dá mais para Fisichella, Alexander Wurz e Ralf Schumacher. Este último, em especial, só renova por milagre; ou por burrice da Toyota. Obteve um vergonhoso 18º lugar na classificação, diante de uma nona colocação de seu parceiro de equipe.

A corrida amanhã terá início às 9h00, no horário de Brasília. Programe seu relógio para não perder esta prova, porque se for parecida com as duas edições anteriores do GP da Turquia, promete ter muitas ultrapassagens na pista. Torçamos por isso!

Nenhum comentário: