segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aquecendo os motores para a etapa brasileira

A exatos 28 dias da realização do 36º GP do Brasil de Fórmula 1, o Stop & Go Brasil dá início a uma série de matérias sobre a história da tradicional corrida, que neste ano pode ser novamente o palco da definição do campeonato, como aconteceu em 2005 e 2006.

Mas antes de falarmos sobre o certame atual, vamos recordar como tudo começou, precisamente no dia 12 de maio de 1940. Naquele domingo, cerca de 15 mil pessoas prestigiaram a inauguração do espaço que iria garantir uma série de momentos épicos para o automobilismo.

Nascia então o Autódromo de Interlagos, com uma pista de 7.823 metros, formada por curvas de alta e baixa velocidade e retas longas, considerada pelos especialistas da época como um circuito de traçado perfeito para disputas e emoções.

Na abertura oficial, nada melhor do que uma corrida para selar o momento histórico para a cidade. Assim, foi realizado o Grande Prêmio São Paulo, disputado em 25 voltas com tempo de 1h46min44s registrado pelo vencedor, Arthur Nascimento Júnior, a bordo de uma Alfa Romeo de 3.500 cilindros.

Em segundo lugar terminou Chico Landi, o primeiro brasileiro a guiar pela Ferrari em uma corrida de F-1, na década de 1950. No GP São Paulo, o piloto conduziu um Maserati 3000cc. Geraldo Avelar, com outra Alfa Romeo, chegou em terceiro, completando o primeiro pódio de Interlagos, cujas voltas eram percorridas em tempo médio de 5min30s.

O charme e os desafios do autódromo ganharam repercussão pelo mundo, especialmente na categoria máxima do automobilismo. A F-1, então, começou a namorar o circuito, que em 30 de março de 1972 recebeu pela primeira vez os carros mais cobiçados do esporte a motor.

Tratou-se apenas de uma etapa extra-oficial, com o objetivo de homologar a pista brasileira para as próximas temporadas. Na prova, quatro pilotos do país levaram o público ao delírio. Wilson Fittipaldi, Jose Carlos Pace e Luís Pereira Bueno estavam no grid de largada, composto por 12 carros. Mas as maiores atenções estavam voltadas a um Lotus preto, guiado pela estrela da temporada de 1972, Emerson Fittipaldi.

O brasileiro dominou a corrida e caminhava tranqüilo para vencer o primeiro GP do Brasil. Um problema na suspensão traseira do monoposto, contudo, estragou a festa de Emerson a seis voltas do final, o que culminou na vitória do argentino Carlos Reutemann, com uma Brabham.

Em segundo lugar chegou o sueco Ronnie Peterson, seguido do brasileiro Wilson Fittipaldi. Luís Pereira Bueno terminou em sexto, enquanto Pace, assim como Emerson, abandonou. Era o fim da prova, que foi bastante festejada pelo público e decisiva para a presença do Brasil nas temporadas seguintes da F-1, até os dias atuais.

O campeonato de 72, mais do que marcado pela estréia do Brasil na categoria, consagrou Emerson como o novo campeão, o que o tornava o primeiro representante de nosso país a conquistar um título na competição.

Além disso, Fittipaldi passava a ser o mais jovem campeão da história, com 25 anos. A marca só seria superada em 2005 por Fernando Alonso, vencedor do torneio com 24 anos, um mês e 27 dias.

Resultados do GP do Brasil de 72:

Grid de largada
1) Emerson Fittipaldi (BRA/Lotus/Ford), 2min32s363
2) Carlos Reutemann (ARG/Brabham/Ford), 2min34s387
3) Ronnie Peterson (SUE/March/Ford), 2min34s616
4) Wilson Fittipaldi (BRA/Brabham/Ford), 2min36s344
5) Jean-Pierre Beltoise (FRA/BRM), 2min36s793
6) Dave Walker (AUS/Lotus/Ford), 2min37s686
7) José Carlos Pace (BRA/March/Ford), 2min39s376
8) Henri Pescarolo (FRA/March/Ford), 2min40s021
9) Peter Gethin (ING/BRM), 2min40s988
10) Luís Pereira Bueno (BRA/March/Ford), 2min41s606
11) Helmut Marko (AUT/BRM), 2min46s391
12) Alex Soler-Roig (ESP/BRM), 2min51s541

Corrida
1) Carlos Reutemann (ARG/Brabham/Ford), 1h37min16s248
2) Ronnie Peterson (SUE/March/Ford), 1h38min43s904
3) Wilson Fittipaldi (BRA/Brabham/Ford), 1h39min19s627
4) Helmut Marko (AUT/BRM), a 1 volta
5) Dave Walker (AUS/Lotus/Ford), a 1 volta
6) Luís Pereira Bueno (BRA/March/Ford), a 2 voltas
7) Emerson Fittipaldi (BRA/Lotus/Ford), a 5 voltas

Melhor Volta: Emerson Fittipaldi (2min35s248)

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