segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Cálculos para a árdua missão ferrarista

A Ferrari já não depende mais de si própria para conquistar o título de pilotos da temporada 2007. Mesmo que faça a dobradinha nas últimas quatro etapas do mundial, a escuderia também precisaria torcer para Fernando Alonso chegar à frente de Lewis Hamilton em pelo menos duas corridas.

Vamos fazer as contas: a diferença entre Kimi Raikkonen e o inglês da McLaren, neste momento, é de 18 pontos (92 a 74). Isso significa que se o finlandês vencer tudo nesta reta final de campeonato, tendo sempre Felipe Massa ao seu lado no pódio, bastará ao “negão” do time prateado ser o terceiro colocado em todas as provas restantes para ainda assim levantar a taça de campeão com dois tentos de vantagem — 116 a 114 nessas condições.

Caso o “Homem de Gelo” vença os quatros GPs — com Massa em segundo — e Hamilton acumule dois terceiros e dois quartos lugares, ambos os competidores terminariam o ano empatados com 114 pontos, mas Kimi seria o campeão por ter um maior número de vitórias.

Para Felipe Massa, o sonho de faturar o caneco está praticamente acabado. Com uma desvantagem de 23 pontos em relação a Lewis, o brasileiro depende de quatro vitórias em dobradinhas da Ferrari, além de muita sorte para reverter o cenário nada animador. Seria necessário, por exemplo, que a McLaren não subisse no pódio em pelo menos duas corridas, o que neste ano ainda não aconteceu. Ou então que Hamilton e Alonso deixassem de pontuar em uma das provas.

Dificílima, portanto, a missão de virada da equipe italiana. Isso, claro, se o Conselho Mundial da FIA não punir os pilotos da rival britânica no julgamento de espionagem marcado para a quinta-feira.

Nenhum comentário: