quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Momentos decisivos

Isto sim é um prato cheio para a degustação dos amantes da Fórmula 1: para este domingo, o GP da Itália no tradicional circuito de Monza. Em seguida, já próximo fim de semana, o GP da Bélgica na desafiadora pista de Spa-Francorchamps. E no intervalo entre as duas etapas, um recheio tenso representado pelo Conselho Mundial da FIA, que se reunirá mais uma vez para discutir o caso de espionagem envolvendo Ferrari e McLaren.

As maiores atenções, obviamente, estão voltadas para o que acontecerá no dia 13 de setembro, quando a entidade máxima do automobilismo apresentará as novas evidências que podem manchar a história vencedora da escuderia prateada e abalar o campeonato extremamente acirrado que vem sendo o deste ano.

Se ficar comprovado que a equipe de Ron Dennis se beneficiou do dossiê surrupiado da
Ferrari, a pena pode chegar à exclusão do time nos certames de 2007 até no de 2008. Punição que desmoralizaria a McLaren perante os patrocinadores, os próprios pilotos, a tudo!

O que podemos compreender neste momento é que desta vez sairá um “castigo”, independente de qual magnitude, pois o Conselho Mundial não seria tão ingênuo de promover uma nova marmelada como foi a da primeira audiência sobre o episódio de espionagens. A McLaren, portanto, está em maus lençóis.

Na pista de Monza, porém, a equipe inglesa tem boas chances de se mostrar superior que as Ferrari, como fez nos testes coletivos da semana passada. Caso essa previsão se confirme, seria mais um ingrediente explosivo para apimentar a reta final da temporada.

Imaginem, por exemplo, se a punição imposta pela FIA seja a suspensão do time britânico por uma ou duas corridas. Isso balançaria a disputa pelo título de tal forma que seria dificílimo de se fazer, agora, qualquer prognóstico sobre o desfecho do campeonato. O bom de toda essa turbulência é o fato de Interlagos ser o palco do último ato desta história; sorte a nossa.

Para a corrida deste fim de semana, aposto em vitória da McLaren. Em Spa, com ou sem os carros prateados, vence a Ferrari. E que venham depois as provas asiáticas e o aguardado GP do Brasil.

Nenhum comentário: