sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A primeira vitória da Ferrari no Brasil

Niki Lauda recebe a bandeirada em Interlagos.

Depois de ser o palco da segunda etapa do Mundial de Fórmula 1 por três temporadas seguidas, o Brasil entrou em 1976 com a notícia de que seria o primeiro país a receber o “circo” da velocidade. O GP aconteceu no dia 25 de janeiro e marcou a estréia de uma equipe brasileira na categoria: a Copersucar, comandada pelo bicampeão Emerson Fittipaldi.

O time iniciou sua história no esporte a motor com uma dupla nacional, formada pelo “Rato” e pelo novato Ingo Hoffmann. Além deles, a nação verde-amarela dispunha de José Carlos Pace, que no ano anterior havia vencido em casa e era outra aposta da torcida para a chegada ao topo do pódio.

A edição de 76, no entanto, somente trouxe alegria para os brasileiros nos treinos. Emerson, numa volta fantástica, conquistou o quinto lugar do grid de Interlagos. A pole ficou nas mãos do inglês James Hunt, substituto de Fittipaldi na McLaren. Niki Lauda, atual campeão, alinhou o carro da Ferrari em segundo, seguido do francês Jean-Pierre Jarrier e do suíço Clay Regazzoni.

Este último, aliás, foi o grande nome da prova após a largada, realizada às 12h30. Regazzoni saltou para a ponta com sua Ferrari de motor V12 e se manteve na frente até a volta de número oito, quando foi ultrapassado pelo companheiro de equipe, no final da reta. Lauda assumiu a dianteira e seguiu rumo a sua primeira vitória no Brasil.

Para os brasileiros, a corrida perdeu o seu brilho logo após a luz verde, quando Emerson sentiu problemas em seu monoposto. A bomba de gasolina cortou a alimentação do motor, e o modelo FD-04 caiu para o oitavo lugar.

Ingo Hoffmann a bordo do Copersucar.

Ao fim do páreo, Fittipaldi recebeu a bandeirada num modesto 13º lugar, o penúltimo posto entre os que concluíram o Grande Prêmio — a última posição ficou com uma mulher, a italiana Lella Lombardi. O melhor brazuca foi Pace, décimo colocado com a Brabham. Ingo, beneficiado com a quebra de vários adversários, ficou em 11º.

No pelotão da frente, Lauda conseguiu abrir uma vantagem confortável na liderança. A única ameaça à conquista do austríaco veio de Jean-Pierre Jarrier, que começou a voar na pista. Quando estava a menos de dois segundos do líder, contudo, o francês perdeu o controle de seu Shadow-Ford ao passar sobre uma mancha de óleo e bateu no guard-rail.

Lauda recebeu a bandeirada da vitória após 1h45min de disputa. Patrick Depailler, da Tyrrell, e Tom Pryce, confirmando o bom ritmo da Shadow em Interlagos, completaram o pódio. Hunt, que viria a ser o campeão de 76, abandonou depois de uma batida na saída da Curva do Sol, quando estava em quinto.

Resultados do GP do Brasil de 1976:

Grid de largada
1) James Hunt (ING/McLaren/Ford), 2min32s50
2) Niki Lauda(AUT/Ferrari), 2min32s52
3) Jean-Pierre Jarrier (FRA/Shadow/Ford), 2min32s66
4) Clay Regazzoni (SUI/Ferrari), 2min33s17
5) Emerson Fittipaldi (BRA/Copersucar/Ford), 2min33s33
6) Jochen Mass (ALE/McLaren/Ford), 2min33s59
7) Vittorio Brambilla (ITA/March/Ford), 2min33s63
8) John Watson (IRL/Penske/Ford), 2min33s87
9) Patrick Depailler (FRA/Tyrrell/Ford), 2min34s49
10) José Carlos Pace (BRA/Brabham/Alfa Romeo), 2min34s54
11) Jacques Laffite (FRA/Ligier/Matra), 2min34s67
12) Tom Pryce (ING/Shadow/Ford), 2min34s84
13) Jody Scheckter (AFS/Tyrrell/Ford), 2min35s03
14) Hans Stuck (ALE/March/Ford), 2min35s38
15) Carlos Reutemann (ARG/Brabham/A.Romeo), 2min35s97
16) Mario Andretti (EUA/Lotus/Ford), 2min36s01
17) Renzo Zorzi (ITA/Williams/Ford), 2min37s07
18) Ronnie Peterson (SUE/Lotus/Ford), 2min37s19
19) Jacky Ickx (BEL/Williams/Ford), 2min37s62
20) Ingo Hoffmann (BRA/Copersucar/Ford), 2min40s35
21) Ian Ashley (ING/BRM), 2min40s94
22) Lella Lombardi (ITA/March/Ford), 2min40s95

Corrida
1) Niki Lauda (AUT/Ferrari), 40 voltas em 1h45min16s78
2) Patrick Depailler (FRA/Tyrrell/Ford), a 21s47
3) Tom Pryce (ING/Shadow/Ford), a 23s84
4) Hans Stuck (ALE/March/Ford), a 1min28s17
5) Jody Scheckter (AFS/Tyrrell/Ford), a 1min56s46
6) Jochen Mass (ALE/McLaren/Ford), a 1min58s27
7) Clay Regazzoni (SUI/Ferrari), a 2min15s24
8) Jacky Ickx (BEL/Williams/Ford), a 1volta
9) Renzo Zorzi (ITA/Williams/Ford), a 1 volta
10) José Carlos Pace (BRA/Brabham/Alfa Romeo), a 1 volta
11) Ingo Hoffmann (BRA/Copersucar/Ford), a 1 volta
12) Carlos Reutemann (ARG/Brabham/Alfa Romeo), a 3 voltas
13) Emerson Fittipaldi (BRA/Copersucar/Ford), a 3 voltas
14) Lella Lombardi (ITA/March/Ford), a 4 voltas

Melhor Volta: Jean-Pierre Jarrier: 2min35s07

Nenhum comentário: