quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dobradinha brasileira emociona Interlagos


A primeira e única vitória de Moco na categoria


Um dia após o aniversário da cidade de São Paulo, o autódromo de Interlagos recebeu a segunda etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1975. Naquele 26 de janeiro, as milhares de pessoas que estiveram presentes na corrida presenciaram a primeira dobradinha de pilotos brasileiros da história da categoria.

Na definição do grid de largada, a pole-position ficou com o francês Jean-Pierre Jarier, assim como ocorrera na primeira etapa do ano, na Argentina. O defensor do título de 1974, Emerson Fittipaldi, levou sua McLaren ao segundo lugar, seguido por Carlos Reutemann da Brabham e Niki Lauda da Ferrari.

Fora dos holofotes e do rol de favoritos à vitória, José Carlos Pace conseguiu a sexta posição nos treinos oficiais. No domingo, entretanto, largou de forma espetacular, saltando ao terceiro posto, atrás apenas de Reutemann e Jarier. Emerson, enquanto isso, despencava para o sétimo lugar.

A partir da quinta volta, o argentino da Brabham passou a perder rendimento, deixando o francês e o brasileiro nas primeiras colocações. Fittipaldi realizava uma corrida de recuperação, voltando rapidamente ao grupo dos cinco líderes.

Jarier tinha ampla vantagem sobre os demais e parecia caminhar tranqüilamente para vitória quando, a oito voltas do final, o motor do Shadow passou a apresentar problemas de alimentação, fazendo com que o carro parasse no final do giro.

Pace assumiu o primeiro lugar, de onde não sairia até o final da prova, para receber a bandeira quadriculada pela primeira (e seria também a última) vez em sua carreira na F-1. Depois de enfrentar vários pegas acirrados durante a prova, Emerson obteve a segunda colocação com boa vantagem para cima do terceiro, Jochen Mass.

Confira o resultado final do GP Brasil de 1975:

1) José Carlos Pace (BRA/Brabham), em 1h44min41s170
2) Emerson Fittipaldi (BRA/McLaren), a 5s790
3) Jochen Mass (ALE/McLaren), a 26s660
4) Clay Regazzoni (SUI/Ferrari), a 43s280
5) Niki Lauda (AUT/Ferrari), a 1min01s880
6) James Hunt (ING/Hesketh), a 1min05s120
7) Mario Andretti (ITA/Parnelli) - 40 voltas
8) Carlos Reuteman (ARG/Brabham) - 40 voltas
9) Jacky Ickx (BEL/Lotus) - 40 voltas
10) John Watson (IRE/Surtees) - 40 voltas
11) Jacques Laffite (FRA/Williams) - 39 voltas
12) Graham Hill (ING/Lola) - 39 voltas
13) Wilson Fittipaldi Jr. (BRA/Fittipaldi) - 39 voltas
14) Rolf Stommelen – (ALE/Lola) - 39 voltas
15) Ronnie Peterson – (SUE/Lotus) - 38 voltas

Nenhum comentário: