quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Contrastes no fim da corrida

Kimi Raikkonen sorrindo como nunca — nem tanto quanto seu engenheiro de corrida, Chris Dyer, mas enfim — e Lewis Hamilton sendo acolhido pelo patrão (praticamente um pai das pistas) Ron Dennis. Quem poderia imaginar um fim de temporada como esse?

Após o GP do Japão, antepenúltima etapa do Mundial, o finlandês da Ferrari ocupava o terceiro lugar da classificação com 17 pontos de desvantagem em relação ao inglês da McLaren. Terminada a prova do Brasil, o “Homem de Gelo” festejava o seu primeiro título com um tento a mais sobre o britânico.

A arrancada de Raikkonen rumo à consagração máxima do esporte teve início no GP da França, corrida que encerrou a primeira metade do campeonato. Dali em diante, conquistou oito dos nove pódios possíveis, sendo quatro vitórias. Só não completou o GP da Europa, por problemas no carro.

Hamilton, por sua vez, foi o pior dos integrantes do “G4” na segunda fase do torneio, tendo seus resultados mais fracos justamente no momento da decisão. Nunca tinha passado duas provas consecutivas sem subir no pódio. Mas eis que pintou o abandono na etapa da China, seguido do sétimo lugar em Interlagos para estragar os índices e lhe tomar o título.

Assim como em 1986, o piloto inglês conseguiu perder uma disputa praticamente vencida para quem tinha as mais remotas possibilidades de se tornar campeão. Eu adoro essas coincidências do esporte!

Desempenhos de 2007:

Primeira metade do campeonato (GP da Austrália ao GP da França)
1) Lewis Hamilton, 64 pontos
2) Fernando Alonso, 50
3) Felipe Massa, 47
4) Kimi Raikkonen, 42

Segunda metade do campeonato (GP da Inglaterra ao GP do Brasil)
1) Kimi Raikkonen, 68
2) Fernando Alonso, 59
3) Felipe Massa, 47
4) Lewis Hamilton, 45

Nenhum comentário: