sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Interlagos encerra temporada da F-1 com chave de ouro

Uma prova digna de um belo campeonato. É assim que podemos definir o GP do Brasil, última etapa do calendário 2006 da Fórmula 1. Ao final das 71 voltas dadas no autódromo José Carlos Pace, foram tantos os fatos marcantes que escolher o mais importante é uma tarefa difícil.

Para os mais de 100 mil brasileiros que compareceram a Interlagos, talvez o destaque do final de semana tenha sido a vitória incontestável de Felipe Massa, colocando o país no alto do pódio, em casa, pela primeira vez depois de 13 anos.

Após cravar a pole-position, o paulistano de 25 anos não teve adversários durante a disputa do domingo, liderando a contenda do início ao fim. Os poucos minutos em que não esteve na ponta foram resultado das paradas nos boxes, para troca de pneus e reabastecimento.

Terminada a prova, Massa pegou uma bandeira do Brasil e deu mais uma volta no circuito, como forma de saudar a torcida. No pódio, não conteve a emoção e pulou como uma criança que acaba de ganhar seu primeiro brinquedo. Ao ser executado o Hino Nacional, o brasileiro da Ferrari apontou para a bandeira verde, amarela e azul, como forma de dizer que honra tal flâmula.

Se o foco, no entanto, for o campeonato como um todo, os louros vão para o espanhol Fernando Alonso. Com 134 pontos e 25 anos, tornou-se o bicampeão mais jovem da história da categoria. Depois de conquistar sete vitórias ao longo do ano, precisava da oitava colocação no Brasil para revalidar o título. E fez muito mais. Foi o segundo e ajudou a Renault a conquistar também o segundo triunfo seguido no campeonato de construtores.

Mas caso olhe-se para a história da Fórmula 1, a escolha é unânime: o acontecimento do dia 22 de outubro de 2006 foi a despedida de Michael Schumacher da categoria. Quinze anos depois de sua primeira corrida, o GP da Bélgica de 1991, no qual correu com a modesta Jordan, o alemão pôs um fim na mais vitoriosa carreira de todo e qualquer piloto da F-1. Uma importância que nem as 68 poles, 76 voltas mais rápidas, 91 vitórias, 154 pódios, 1369 pontos e sete títulos mundiais podem mensurar.

Diante desse panorama, a verdade é uma só: o GP do Brasil de 2006 ficará marcado para sempre como um dos mais importantes de todos os tempos.

Confira o resultado final da 18ª e última etapa do Mundial de 2006:

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 71 voltas em 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda), a 2 voltas
17) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 6 voltas

Não terminaram:

David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)
Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth)
Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth)

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