terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ferrari: O forte time a ser batido. De novo

Vencida (literalmente) a fase de transição gerada pelo desmembramento de um time de campeões, cujo alicerce era Michael Schumacher, a Ferrari parte agora para a campanha de 2008 livre de fortes pressões. No lugar das grandes cobranças, a equipe passa a esbanjar otimismo e favoritismo na busca do bicampeonato da era “Raikkonen-Massa”.

Além de contar com uma das melhores duplas do grid, a escuderia italiana tem ao seu favor um carro aparentemente muito bem nascido. Veloz e confiável até este momento, o modelo F2008 é uma evolução de seu predecessor, dotado de uma menor distância entre eixos — na tentativa de aumentar o desempenho nos circuitos em que a agilidade vale bastante, como Mônaco, Montreal e Monza — e outros aperfeiçoamentos aerodinâmicos, como a nova asa dianteira e o formato da tomada de ar sobre o piloto.

Na pré-temporada, a máquina vem dando pintas de ser o bólido a ser batido. Tanto é que nos testes realizados no Bahrein, Raikkonen, mesmo dizendo que o carro ainda precisa ser melhorado, superou em dois segundos o tempo da pole-position do ano passado.

Para tentar garantir a supremacia no campeonato, a Ferrari já avisou que estreará novos componentes antes do GP da Austrália. Surpresa, portanto, será se a atual detentora dos títulos de pilotos e de construtores não iniciar o ano com vitória.

1) Kimi Raikkonen (Finlândia)
28 anos
122 GP’s Disputados
14 Pole-Positions
15 vitórias
48 Pódios
25 Melhores Voltas
456 Pontos
1 Título (2007)
Estréia em 2001(GP da Austrália)

Quem diria que o azarão da Fórmula 1 seria o homem mais sortudo na decisão do título de 2007? Com a conquista da taça, o “Homem de Gelo” aumentou a sua moral junto à Ferrari e ganhou alguns privilégios dentro da equipe.

Não que tenha sido eleito declaradamente o primeiro piloto, ao estilo de Schumacher, mas passou a ter mais vantagens na casa de Maranello. A maior prova disso é o novo carro do time, construído na medida de Kimi.

Confiante e até arriscando umas risadas, Raikkonen pode sim ser apontado hoje como o favorito ao bi, afinal de contas ele é o campeão do momento e dispõe de um grupo bastante forte para enfrentar os desafios da temporada.

2) Felipe Massa (Brasil)
26 anos
88 GP’s Disputados
9 Pole-Positions
5 Vitórias
17 Pódios
8 Melhores Voltas
201 Pontos
Estréia em 2002 (GP da Austrália)

Felipe Massa está prestes a iniciar uma temporada decisiva em sua carreira. O brasileiro chegou ao momento em que tem de se impor diante do atual campeão, aliando para tanto agressividade e concentração para não cometer erros. Somente assim poderá convencer a Ferrari de suas chances de brigar pelo título.

As últimas corridas do ano passado deixaram bem claro que o brazuca não gosta de trabalhar como escudeiro. Aliás, quem se sente bem neste papel? Por isso, devemos esperar um Massa extremamente atirado em 2008, ciente de que se vacilar — mesmo que seja no começo do certame — vai colher como fruto o fardo de segundo piloto.

Mas apesar das cobranças, este tem tudo para ser o melhor ano de Felipe na F-1, graças à maturidade e experiência adquiridas (entenda-se vitórias e aprendizados com os deslizes) nos dois últimos campeonatos.

TD) Luca Badoer (Itália, 36 anos)

O italiano está na Ferrari desde 1998, tendo se ausentado do time de Maranello somente em 1999, quando correu pela extinta Minardi. É o terceiro piloto da escuderia vermelha e o principal encarregado dos testes quando Raikkonen e Massa estão de folga.

TD) Marc Gené (Espanha, 33 anos)

Assim como Badoer, o espanhol teve mais sorte como piloto de testes do que no papel de titular na F-1. E olha que ele contou com três oportunidades de mostrar seu potencial na Williams, quando era “test-driver” do time inglês, mas as desperdiçou.

Na Ferrari desde 2005, Gené não costuma ser escalado frequentemente para os treinos. Aparece de vez em quando nos ensaios realizados em Mugello e Fiorano, mas é presença constante nos eventos promocionais organizados pela equipe. Pode até não ser uma pessoa realizada na carreira, mas está longe de levar uma vida ruim.

Michael Schumacher (Alemanha, 39 anos)

Após um ano afastado das pistas, o heptacampeão do mundo finalmente definiu a sua nova função na Ferrari: a de piloto de testes “Premium”, com carta branca para testar na hora em que quiser.

Tamanho luxo só poderia ser concedido a um sujeito fenomenal, que mesmo depois de vários meses sem entrar num cockpit tivesse condições de fazer o melhor tempo em qualquer pista. Esse, portanto, só poderia ser Schumacher, já apontado inclusive por Luca Di Montezemolo, presidente do time, como reserva imediato dos pilotos titulares.

De acordo com a Ferrari, o alemão irá auxiliar no desenvolvimento do F2008 ao longo do ano. Nada bobos os dirigentes de Maranello.

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 1950 (Inglaterra)
GP’s Disputados: 760
Vitórias: 201
Poles: 196
Pontos: 3.804,5
Melhores Voltas: 207
Títulos de Pilotos: 15
Títulos de Construtores: 15

Cúpula
Chefe de equipe:
Stefano Domenicali
Diretor de operações: Mario Almondo
Diretor técnico: Aldo Costa
Chefe de aerodinâmica: Aldo Costa
Diretor de motores: Gilles Simon
Engenheiro de corrida (Raikkonen): Chris Dyer
Engenheiro de corrida (Massa): Rob Smedley

Patrocinadores Principais: Fiat, Shell, Alice, Acer, Martini, AMD, Mubadala Abu Dhabi.

Grau de Força: Favorita ao título.

Nenhum comentário: