terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

BMW: Para deixar de ser promessa

Muitos se surpreenderam com a decisão da BMW, tomada no final de 2005, de terminar a parceria que mantinha desde 2000 com a historicamente vencedora equipe Williams para alçar um vôo mais alto: o de se tornar uma equipe própria. Com o apoio técnico da Sauber, a montadora alemã viveu o seu primeiro ano como time de fábrica em 2006.

Mas foi no ano passado em que a BMW deixou o grupo das equipes “médias” e se estabeleceu como uma das principais da Fórmula 1. Beneficiada com a exclusão da McLaren do campeonato de construtores, a escuderia terminou o certame numa antes impensável segunda colocação geral, apenas atrás da Ferrari.

Dessa maneira, a expectativa para a temporada de 2008 não podia ser maior para os tedescos. Ao manter e melhorar a estrutura do ano anterior – inclusive a talentosa dupla de pilotos – o chefão Mario Theissen e os outros manda-chuvas da BMW não escondem o desejo de faturar a primeira vitória já neste campeonato.

Para isso, o F1.08 foi construído tendo como base o reconhecidamente bom F1.07. Nas palavras da própria equipe, não se quis assumir riscos e fazer grandes inovações conceituais, pelo temor de colocar a perder o avanço conseguido em 2007. De qualquer forma, o que chamou a atenção de todos nos primeiros testes foi a grande quantidade de apêndices e penduricalhos que o novo bólido da BMW carregou. Se serão úteis? Respostas em 16 de março.

3) Nick Heidfeld (Alemanha)
30 anos
132 GP’s disputados
1 Pole-Position
0 Vitórias
7 Pódios
0 Melhores Voltas
140 Pontos
Estréia em 2000 (GP da Austrália)

Um dos mais regulares na última temporada, Heidfeld suportou bem a pressão de ter um companheiro badalado como grande promessa. Conseguir pódios mais freqüentes é a meta de Heidfeld e, quem sabe, a primeira vitória na categoria.

Em tempo: difícil entender como um piloto no calibre de Nick sequer teve seu nome citado na disputa do cockpit da McLaren que pertenceu a Fernando Alonso em 2007 e será ocupado por Heikki Kovalainen em 2008.


4) Robert Kubica (Polônia)
23 anos
22 GP’s disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
1 Pódio
0 Melhores Voltas
45 Pontos
Estréia em 2006 (GP da Hungria)

2008 será o segundo ano completo de Kubica na categoria e chegou a hora de polonês justificar toda a badalação que recebe desde o final de 2006. Um bom começo será bater Heidfeld com mais freqüência do que no ano passado.

A propósito, apesar de alguns bons resultados, 2007 foi um ano para se lembrar muito pouco, afinal o polonês viveu uma das maiores agruras de sua carreira: o terrível acidente no GP do Canadá.

TD) Christian Klien (Áustria, 25 anos)

Ao final da temporada 2007, Klien passou por uma série de testes com a Force Índia, nos quais se saiu muito bem, em que pese não ter assegurado uma vaga no time que substituirá a Spyker. Com muita experiência, apesar da relativa juventude, deverá auxiliar no desenvolvimento do F1.08.

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 2006 (Austrália)
GP’s Disputados: 35
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 137
Melhores Voltas: 0
Títulos de Pilotos: 0
Títulos de Construtores: 0

Cúpula

Chefe de equipe: Mario Theissen
Diretor técnico: Willy Rampf
Chefe de aerodinâmica: Willem Toet
Engenheiro de corrida (Heidfeld): Giampaolo Dall’Ara
Engenheiro de corrida (Kubica): Mehdi Ahmadi

Patrocinadores Principais: Petronas, Intel, Credit Suisse, Du Pont, Dell

Grau de Força: Top 3

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