quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

McLaren-Mercedes: Reconquistando a grandeza perdida

Em 42 anos de história na Fórmula 1, a McLaren nunca havia passado por nada parecido com o que aconteceu na temporada 2007, a mais negra de todos os tempos para a escuderia liderada desde os anos 80 por Ron Dennis.

As denúncias de espionagem do carro da Ferrari, numa parceria entre os engenheiros Nigel Stepney (Ferrari) e Mike Coughlan (McLaren), fizeram com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) retirasse todos os pontos conseguidos pela equipe britânica durante a temporada.

Some-se a isso a guerra declarada de egos entre Fernando Alonso, o bicampeão, e Lewis Hamilton, a revelação, e aconteceu um imenso desastre: a perda do título de pilotos para Kimi Raikkonen e sua Ferrari na última prova do ano, o GP do Brasil, vencido pelo finlandês e no qual Alonso não pode contar com um novo motor, enquanto Hamilton errou algumas vezes durante o final de semana. Em suma, uma vergonha, perto do inexplicável.

Como se recuperar tão rapidamente e recomeçar de baixo, na luta não apenas pela conquista de vitórias, mas pela retomada da confiança dos outros times, da imprensa, dos torcedores e da própria equipe? Esse será mais um dos inúmeros destaques de 2008 da F-1.

O primeiro passo foi dado ao separar a dupla Alonso/Hamilton, antes que as faíscas se transformassem num grande incêndio. De qualquer forma, ainda há muito a ser provado pelos profissionais de Woking, inclusive quanto ao equipamento dado a Hamilton e seu novo parceiro, o finlandês Heikki Kovalainen, já que o MP4-23 foi na contramão de seu antecessor, e terá mais longo, exatamente ao contrário da Ferrari, a tradicional rival.

22) Lewis Hamilton (Inglaterra)
23 anos
17 GP’s disputados
6 Pole-Positions
4 Vitórias
12 Pódios
2 Melhores Voltas
109 Pontos
Estréia em 2007 (GP da Austrália)


O "garoto-maravilha" deixou de ser uma promessa e se transformou numa realidade. Teve o título de 2007 nas mãos, mas permitiu que escapasse, muito devido a seus próprios erros dentro da pista, especialmente nos GP's da China e do Brasil.

Mais maduro e com a incumbência de, agora, liderar a equipe dentro da pista, Hamilton sabe que não terá vida fácil. Entretanto, todos já conhecem o imenso potencial do britânico, e não será nenhuma surpresa se Lewis levantar o troféu de campeão mundial em 2008.

Em tempo: Hamilton, durante o ano de 2007, teve o seu contrato estendido pela McLaren até o ano de 2012. O salário? A bagatela de US$ 27 milhões a cada temporada, cerca de 40 vezes a mais do que o garoto ganhou no ano de estréia na categoria (US$ 700 mil).

23) Heikki Kovalainen (Finlândia)
26 anos
17 GP’s disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
1 Pódio
0 Melhores Voltas
30 Pontos
Estréia em 2007 (GP da Austrália)


Depois de um péssimo começo de campanha com a Renault na última temporada, Kovalainen se recuperou e terminou o ano “voando”, inclusive marcando o único pódio da escuderia francesa, com o segundo lugar no GP do Japão.

Com a saída de Alonso da McLaren e, depois, a volta do espanhol para a Renault, Kova perdeu espaço no time francês, posto que a pressão interna para a efetivação de Nelsinho Piquet como titular era irreversível. Restou ao finlandês batalhar pela vaga na McLaren contra De La Rosa, numa disputa vencida pelo nórdico.

Ainda é cedo para se dizer se Heikki terá condições de andar próximo ou até mesmo superar Hamilton, e, caso não corresponda, o finlandês sabe que um dos mais cobiçados cockpits da categoria estará ameaçado.

TD) Pedro de La Rosa (Espanha, 36 anos)

A experiência é um fator muito importante quando se escolhe um piloto de testes. Mas Pedro de La Rosa vem sendo a escolha da McLaren há bastante tempo, sem nunca ter mostrado grande velocidade (trata-se do Luca Badoer da McLaren?). Mesmo assim, o espanhol não hesitará em colocar à disposição de Ron Dennis aquilo que tem de melhor: a fidelidade em relação ao time.

TD) Gary Paffett (Inglaterra, 26 anos)

Paffett é o típico caso do piloto que "estourou" cedo, como grande promessa, e não vingou nos monopostos. O campeão de 2002 da F-3 Alemã migrou logo na temporada seguinte para o mundo dos carros de turismo, onde construiu uma carreira sólida. Desde 2006 no time, Paffett quase foi escolhido para ser o parceiro de Alonso em 2007, no lugar de Hamilton. Cá para nós, Ron Dennis escolheu o britânico certo.

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 1966 (Monaco)
GP’s Disputados: 630
Vitórias: 156
Poles: 133
Pontos: 3.159,5
Melhores Voltas: 134
Títulos de Pilotos: 8
Títulos de Construtores: 11

Cúpula

Chefe de equipe: Ron Dennis
Diretor de Engenharia: Paddy Lowe
Projetista-chefe: Tim Goss
Chefe de aerodinâmica: Simon Lacey
Chefe de Motores: Norbert Haug
Engenheiro de corrida (Hamilton): Phil Prew
Engenheiro de corrida (Kovalainen): Mark Slade

Patrocinadores Principais: Aigo, Diageo, Santander, Vodafone.

Grau de Força: Candidata ao título.

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