terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Force Índia: A F-1 que se estabelece no Oriente

Jordan, Midland, Spyker e, em 2008, Force Índia. Comprada pelo milionário indiano Vijay Mallya, a pior das equipes do último campeonato comprova uma realidade: a categoria máxima do automobilismo está, cada vez mais, ganhando espaço em áreas antes inexploradas, como o Oriente Médio e a Ásia Central.

Mesmo com uma severa injeção monetária, poucas são as chances de que a nova escuderia deixe o pelotão de trás do grid, pelo menos no ano de estréia. Não fazer feio a ponto de ficar mais uma vez atrás da Super Aguri já será um avanço alentador.
Para as primeiras etapas, o time contará com a evolução do modelo utilizado pela Spyker em 2007. Batizado de VJM01, o bólido traz linhas bastante limpas ao contrário da maioria de seus concorrentes, que estão cada vez mais cheios de penduricalhos aerodinâmicos.

Com a predominância do branco e do dourado e prata nas laterais, o carro deve passar por uma série de modificações ao longo do certame. Ao menos esta é a promessa de Mike Gascoyne, dirigente com experiência em várias equipes da categoria, como Toyota, Renault, McLaren, Sauber e Jordan.

20) Adrian Sutil (Alemanha)
25 anos
17 GP’s Disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
0 Pódios
0 Melhores Voltas
1 Ponto
Estréia em 2007 (GP da Austrália)

O pianista que decidiu mostrar suas habilidades ao volante ainda tem muito que provar para chegar a um time de ponta. Mas uma coisa é fato: foi o melhor fruto colhido pelas ex-Midland e Spyker, que também tiveram Tiago Monteiro, Christijan Albers, Sakon Yamamoto e Markus Winkelhock.

No ano passado, especialmente na segunda metade da temporada, Sutil causou boas impressões a bordo de um carro ruim. Conquistou o único ponto de sua equipe ao terminar o GP do Japão em oitavo e mostrou muito arrojo ao conter por longas voltas os ataques de David Coulthard em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Será curioso observar seu desempenho ao lado do experiente Fisichella, a quem tem o dever de superar.

21) Giancarlo Fisichella (Itália)
35 anos
194 GP’s Disputados
3 Pole-Positions
3 Vitórias
18 Pódios
2 Melhores Voltas
267 Pontos
Estréia em 1996 (GP da Austrália)

De volta onde tudo começou: em uma equipe pequena. A mesma que o italiano defendeu em sua segunda temporada na F-1, só que não mais chamada de Jordan, mas ainda com vários integrantes com os quais trabalhou há 11 anos.

Embora muitos acreditem que a carreira do piloto esteja próxima do fim, Fisichella tenta provar exatamente o contrário. Quer repetir neste ano o que fez na Sauber em 2004, um trampolim para uma grande escuderia.

Por mais que ande bem na Force Índia, é quase impossível imaginar que alguém aposte no “Físico” como um líder de grupo e vencedor. Teve uma chance de crescer na Renault em 2007, mas a jogou no lixo com as duas mãos. Agora não adianta chorar.

TD) Vitantonio Liuzzi (Itália, 26 anos)

Os anos dedicados ao grupo Red Bull não impediram que Liuzzi soubesse, ainda durante a temporada 2007, de sua dispensa do time em função da entrada de Sébastien Bourdais.

Passada a frustração, Liuzzi foi um dos escolhidos pela Force Índia para testar um carro, quando ainda não havia a definição do companheiro de Sutil e do terceiro piloto da nova equipe. Apesar das boas performances de Christian Klien, Liuzzi foi selecionado como “test-driver”.

Na Force Índia, é difícil dizer que o italiano, último campeão da história da F-3000, terá a chance de recuperar a sua carreira, que, possivelmente, rumará em breve para os carros de turismo.

Ficha Técnica da Equipe

Estreante
Primeiro GP: 2008 (Austrália)

Cúpula
Chefe de equipe:
Colin Kolles
Diretor técnico: Mike Gascoyne
Projetista-chefe: Mark Smith
Chefe de aerodinâmica: Simon Phillips
Diretor de motores: Ferrari
Engenheiro de corrida (Sutil): Jody Egginton
Engenheiro de corrida (Fisichella): Bradley Joyce

Principais Patrocinadores: Kingfisher, Alpinestars, AVG, Medion, Samsung, Royal Challenge, Icici Bank.

Grau de Força: Final do grid.

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