domingo, 17 de fevereiro de 2008

Toro Rosso: Terra dos Sebastiões

Possivelmente a Scuderia Toro Rosso - Ferrari, segundo time da mega-empresa de bebidas energéticas Red Bull, será a equipe que despertará mais a curiosidade dos amantes de Fórmula 1 em relação ao desempenho da dupla de pilotos titulares: a parceria formada entre “Sebastiões”, o Vettel, alemão, e o Bourdais, francês.

Depois de dois anos mantendo a parceria formada por Vitantonio Liuzzi e Scott Speed, que, na prática, nunca obteve resultados expressivos, o time que entrou na categoria em 2006, em substituição à simpática e tradicional Minardi, resolveu inovar, trazendo um jovem promissor e um piloto que foi campeão das mais importantes categorias à motor do cenário internacional antes de desembarcar na F-1.

O bólido que deverá estrear no GP da Austrália, abertura do campeonato, é o STR3, a ser lançado apenas em meados de fevereiro e que não estará pronto para ser guiado na abertura da temporada. Se for repetida a mesma linha de 2007, no entanto, podemos ter uma idéia do que esperar ao prestarmos atenção no RB4, bólido já apresentado pela Red Bull em janeiro.

14) Sébastien Bourdais (França)
28 anos
Estreante


Certo, Franck Montagny disputou algumas corridas pela Super Aguri em 2006, mas Bourdais é o primeiro francês a participar de um campeonato completo da F-1 desde Olivier Panis, em 2004. Mais do que isso, Sébastien põe fim a uma estiagem de estreantes franceses, já que a última estréia de um gaulês na categoria (excetuando Montagny) havia sido a de Stéphane Sarrazin (!) em 1999.

Muita expectativa será depositada no campeão de 2002 da F-3000 e tetracampeão da ChampCar (2004-07), mas, pelos testes de pré-temporada, já é possível prever que, ao menos, Bourdais deverá realizar um campeonato digno. Sua meta será a de marcar alguns pontos, e, sobretudo, manter um equilíbrio em relação ao companheiro.

15) Sebastian Vettel (Alemanha)
20 anos
8 GP’s disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
0 Pódios
0 Melhores Voltas
6 Pontos
Estréia em 2007 (GP dos Estados Unidos)


Tido como o novo Michael Schumacher, Vettel estarreceu o mundo ao andar entre os três primeiros durante o GP do Japão, no ano passado, antes de acertar a traseira de Mark Webber e por fim a uma das corridas que tinha tudo para ser perfeita para o grupo Red Bull. Mas o rapazinho se recuperou e, na China, obteve a quarta colocação, anotando os primeiros pontos com a Toro Rosso — o tento de estréia foi alcançado em sua primeira corrida na F-1, quando substituiu Robert Kubica na BMW.

Aqueles foram os primeiros momentos de destaque de uma carreira que tem tudo para ser recheada de glórias, mas é fundamental saber como será o desempenho do jovem tedesco durante uma temporada completa, e verificar, assim, se Vettel é tão bom em suportar pressão quanto é dirigindo.

TD) Não definido

Ficha Técnica da Equipe

Primeiro GP: 2006 (Bahrein)
GP’s Disputados: 35
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 9
Melhores Voltas: 0
Títulos de Pilotos: 0
Títulos de Construtores: 0

Cúpula

Chefe de equipe: Franz Tost
Diretor técnico: Giorgio Ascanelli
Projetista-chefe: Alex Hitzinger
Chefe de aerodinâmica: Red Bull
Diretor de motores: Ferrari
Engenheiro de corrida (Bourdais): Cláudio Balestri
Engenheiro de corrida (Glock): Riccardo Adami

Principais Patrocinadores: Hangar

Grau de Força: Manter-se longe da rabeira

Nenhum comentário: