O ano de 2008 será o sétimo da Toyota na F-1. Em todo esse período, nenhuma vitória, poucos pódios e muito, mas muito dinheiro desperdiçado em projetos fracassados.
O que mais espanta é saber que, anualmente, a equipe é uma das que possui o maior orçamento da categoria, maior do que BMW, Williams e, até mesmo, Ferrari. Somados os orçamentos desde a estréia da Toyota, são, aproximadamente, US$ 2 bilhões investidos!
O que mais espanta é saber que, anualmente, a equipe é uma das que possui o maior orçamento da categoria, maior do que BMW, Williams e, até mesmo, Ferrari. Somados os orçamentos desde a estréia da Toyota, são, aproximadamente, US$ 2 bilhões investidos!
Uma das mudanças do time nipo-germânico – talvez a maior delas – em relação à temporada anterior foi a troca de alemães num dos cockpits titulares: sai o defasado e pré-aposentado Ralf Schumacher e entra o campeão de 2007 da GP2, Timo Glock, que alinhará ao lado de Jarno Trulli. Uma dupla que pode se mostrar rápida e certamente será inconstante.
Ambos estarão no comando do TF108, bólido que tem uma missão em 2008: superar o ritmo do seu antecessor, o TF107, essencialmente na configuração de corrida.
Ambos estarão no comando do TF108, bólido que tem uma missão em 2008: superar o ritmo do seu antecessor, o TF107, essencialmente na configuração de corrida.
11) Jarno Trulli (Itália)
33 anos
181 GP’s disputados
3 Pole-Positions
1 Vitória
7 Pódios
0 Melhores Voltas
183 Pontos
Estréia em 1997 (GP do Brasil)
Uma vitória no GP de Mônaco de 2004, pela Renault, foi o mais expressivo resultado da carreira de Trulli, iniciada na pequena Minardi em 1997 e ligada à Toyota desde 2005 - quando, diga-se, iniciou a temporada andando quase no mesmo ritmo do campeão Fernando Alonso.
Infelizmente, já se tornou muito claro entre aqueles que acompanham o esporte: trata-se de um piloto rapidíssimo na classificação e inconstante em ritmo de corrida. Será curioso checar se essa escrita se manterá ao lado de um companheiro como Glock e, em caso afirmativo, se a alta cúpula da equipe aceitará passivamente.
33 anos
181 GP’s disputados
3 Pole-Positions
1 Vitória
7 Pódios
0 Melhores Voltas
183 Pontos
Estréia em 1997 (GP do Brasil)
Uma vitória no GP de Mônaco de 2004, pela Renault, foi o mais expressivo resultado da carreira de Trulli, iniciada na pequena Minardi em 1997 e ligada à Toyota desde 2005 - quando, diga-se, iniciou a temporada andando quase no mesmo ritmo do campeão Fernando Alonso.
Infelizmente, já se tornou muito claro entre aqueles que acompanham o esporte: trata-se de um piloto rapidíssimo na classificação e inconstante em ritmo de corrida. Será curioso checar se essa escrita se manterá ao lado de um companheiro como Glock e, em caso afirmativo, se a alta cúpula da equipe aceitará passivamente.
12) Timo Glock (Alemanha)
25 anos
4 GP’s disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
0 Pódios
0 Melhores Voltas
2 Pontos
Estréia em 2004 (GP do Canadá)
Glock começou na F-1 em 2004, quando ocupou o cockpit da Jordan no GP do Canadá e chegou à frente de seu companheiro na ocasião, Nick Heidfeld, o que já teria sido bom por si só. Só que, além disso, Timo conseguiu a sétima posição, marcando dois pontos para uma equipe, à época, em franca decadência.
Apesar do potencial mostrado naquela ocasião, o alemão ficou um tanto afastado dos holofotes até o ano passado, quando se sagrou campeão da GP2. A dúvida que fica é: Glock conseguirá uma adaptação rápida numa categoria em que a pressão bate diariamente à porta dos pilotos?
TD) Kamui Kobayashi (Japão, 21 anos)
25 anos
4 GP’s disputados
0 Pole-Positions
0 Vitórias
0 Pódios
0 Melhores Voltas
2 Pontos
Estréia em 2004 (GP do Canadá)
Glock começou na F-1 em 2004, quando ocupou o cockpit da Jordan no GP do Canadá e chegou à frente de seu companheiro na ocasião, Nick Heidfeld, o que já teria sido bom por si só. Só que, além disso, Timo conseguiu a sétima posição, marcando dois pontos para uma equipe, à época, em franca decadência.
Apesar do potencial mostrado naquela ocasião, o alemão ficou um tanto afastado dos holofotes até o ano passado, quando se sagrou campeão da GP2. A dúvida que fica é: Glock conseguirá uma adaptação rápida numa categoria em que a pressão bate diariamente à porta dos pilotos?
TD) Kamui Kobayashi (Japão, 21 anos)
Ocupando o lugar pertencente a Franck Montagny em 2007, o jovem Kamui rivaliza com Kazuki Nakajima pela condição de mais promissor piloto japonês da atualidade e faz parte do programa de desenvolvimento de jovens talentos da Toyota. Certamente, terá mais a aprender do que a ajudar o time com sua pouca experiência.
Ficha Técnica da Equipe
Primeiro GP: 2002 (Austrália)
GP’s Disputados: 105
Vitórias: 0
Poles: 2
Pontos: 163
Melhores Voltas: 1
Títulos de Pilotos: 0
Títulos de Construtores: 0
Cúpula
Chefe de equipe: John Howett
Diretor técnico: Pascal Vasselon
Projetista-chefe: Pascal Vasselon
Chefe de aerodinâmica: Pascal Vasselon
Diretor de motores: Luca Marmorini
Engenheiro de corrida (Trulli): Gianluca Pisanello
Engenheiro de corrida (Glock): Francesco Nenci
Patrocinadores Principais: Panasonic, Denso
Grau de Força: Meio da tabela
Ficha Técnica da Equipe
Primeiro GP: 2002 (Austrália)
GP’s Disputados: 105
Vitórias: 0
Poles: 2
Pontos: 163
Melhores Voltas: 1
Títulos de Pilotos: 0
Títulos de Construtores: 0
Cúpula
Chefe de equipe: John Howett
Diretor técnico: Pascal Vasselon
Projetista-chefe: Pascal Vasselon
Chefe de aerodinâmica: Pascal Vasselon
Diretor de motores: Luca Marmorini
Engenheiro de corrida (Trulli): Gianluca Pisanello
Engenheiro de corrida (Glock): Francesco Nenci
Patrocinadores Principais: Panasonic, Denso
Grau de Força: Meio da tabela
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