domingo, 27 de abril de 2008

Glória e susto dos finlandeses na Espanha

Vitória fácil de Kimi Raikkonen no GP da Espanha, domínio pleno da Ferrari, que só não foi mais evidente por conta das intervenções do Safety Car, ótima largada de Felipe Massa, que enfim correu com a cabeça no campeonato, pensando em somar valiosos oito pontos ao invés de colocar o segundo lugar em risco, bom resultado de Lewis Hamilton após muitos vacilos, um forte susto com o acidente de Heikki Kovalainen, que felizmente escapou da pancada com consciência — resta a confirmação precisa sobre uma possível lesão —, satisfatória tocada de Robert Kubica, o principal nome da BMW nesta temporada.

Tomemos fôlego antes de prosseguir com as considerações da etapa deste domingo... Agora sim: Merecida quinta posição para Mark Webber, beneficiado pela porrada de Kovalainen e os imprevistos de Nick Heidfeld, mas competente por manter um bom ritmo desde o começo da prova, aplausos para Jenson Button por conseguir os primeiros três pontinhos da Honda no Mundial. De novo ele, já que Rubens Barrichello perdeu o bico do carro ao sair do pit e quando as câmeras foram procurá-lo já estava nos boxes sem capacete. Mas empatou o número de GPs de Patrese...

Palmas também para Nakajima San, que correu na dele e levou de presente a sétima colocação para a Williams, razoável desempenho da Toyota, apesar do tento somado por Jarno Trulli com o oitavo lugar, azar de Heidfeld com a polêmica regra de pit-stop quando há intervenção do carro madrinha e digna atuação de Giancarlo Fisichella com o modelo da Force India. Chegou até a andar na zona de pontuação, uma proeza para o time.

Mais uma pausa para respiração... E prosseguindo com as lambanças de Timo Glock, a decadência de David Coulthard e a bravura de Takuma Sato ao tentar defender — sem êxito — o 12º lugar com a pobre Super Aguri. Ao menos completou a corrida, o último entre os que receberam a bandeirada.

Da turma dos que abandonaram, destaque em tom de lamentação para Fernando Alonso, vítima da quebra do motor Renault quando ocupava o sexto lugar. A última vez que abandonou uma etapa por falha mecânica foi em 2006, também com a escuderia francesa, no GP da Itália.

Sobre a escapada violenta de Kovalainen em direção à barreira de pneus vale a comparação com os acidentes de Michael Schumacher (GP da Inglaterra de 1999) e de Luciano Burti (Bélgica 2001). Uma pena o ocorrido com o finlandês, que vem fazendo um campeonato decente, apesar da prova discreta neste domingo.

A lambança do dia ficou para o Brasil, graças a Nelson Piquet. Tudo de bonito construído nos treinos foi para o ralo em menos de seis voltas. Uma escapada besta e um toque bobo com Sébastien Bourdais. Tem muito que aprender o jovem brasileiro.

Sebastian Vettel, coitado, segue sem completar uma corrida. Quatro abandonos, sendo três na primeira volta. Para a sorte dele, o companheiro também ficou pelo caminho.

Uma corrida monótona, como era de se esperar. Raikkonen ampliou de três para nove pontos a vantagem sobre o novo vice-líder, Hamilton. A Ferrari assumiu a ponta da tabela de construtores e, salvo grandes surpresas, dificilmente perde os títulos de 2008. O mesmo vale para a Finlândia no Mundial de pilotos.

Resultado do GP da Espanha
1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 66 voltas em 1h38min19s051
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 3s228
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 4s187
4) Robert Kubica (POL/BMW), a 5s694
5) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 35s938
6) Jenson Button (ING/Honda), a 53s010
7) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 58s244
8) Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 59s435
9) Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min03s073
10) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
11) Timo Glock (ALE/Toyota), a 1 volta
12) David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1 volta
13) Takuma Sato (JAP/Super Aguri), a 1 volta

Abandonos
14) Nico Rosberg (ALE/Williams), motor
15) Fernando Alonso (ESP/Renault), motor
16) Rubens Barrichello (BRA/Honda), recolheu aos boxes
17) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), acidente
18) Anthony Davidson (ING/Super Aguri), recolheu aos boxes
19) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), acidente
20) Nelson Piquet (BRA/Renault), acidente
21) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), acidente
22) Adrian Sutil (ALE/Force India), acidente

Nenhum comentário: