terça-feira, 13 de maio de 2008

58 anos de história

O dia 13 de maio traz uma recordação muito especial para a Fórmula 1. Nesta data, há 58 anos, a principal categoria do automobilismo dava início à primeira corrida de sua história, disputada no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

A estréia do campeonato contou com a participação de 19 pilotos. Quem alinhou na pole-position foi o italiano Giuseppe Farina, seguido pelo argentino Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell, todos da equipe Alfa Romeo.

Com o melhor carro do grid, Farina se tornou o primeiro vencedor da competição, em plenos 43 anos e 194 dias de vida. Seus companheiros Fagioli e Parnell terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Fangio, que mais tarde se tornaria o primeiro pentacampeão do mundo, abandonou há oito voltas do fim, vítima de defeito na tubulação de óleo do carro. Durante a prova, o argentino protagonizou uma cena inimaginável para os dias de hoje, ao se refrescar com uma bebida enquanto os mecânicos realizavam o pit-stop.

"Giuseppe Farina".

A cerimônia de premiação não teve pódio nem champanhe, como acontece atualmente. “Nino”, o apelido que tinha diante dos colegas, recebeu o troféu e uma coroa de louros em frente aos boxes. Era o fim do GP, numa pista que serviu como base aérea durante a II Guerra Mundial; o palco ideal para que a F-1 decolasse.

O título da primeira temporada também ficou com Farina. A Alfa Romeo venceu seis das sete provas disputadas, perdendo apenas em Indianápolis para o inglês Johnny Parsons, do time Kurtis Kraft.

Resultado do primeiro GP da F-1:
1) Giuseppe Farina (Alfa Romeo), 70 voltas em 2h13min23s600
2) Luigi Fagioli (Alfa Romeo), a 2s600
3) Reg Parnell (Alfa Romeo), a 52s000
4) Yves Giraud-Cabantous (Talbot Lago), a 2 voltas
5) Louis Rosier (Talbot Lago), a 2 voltas
6) Bob Gerard (ERA), a 3 voltas
7) Cuth Harrison (ERA), a 3 voltas
8) Philippe Etancelin (Talbot Lago), a 5 voltas
9) David Hampshire (Maserati), a 6 voltas
10) Joe Fry (Maserati), a 6 voltas

Melhor Volta: Giuseppe Farina (1min50s6)

Nenhum comentário: