segunda-feira, 12 de maio de 2008

Tendência natural

Rubens Barrichello se tornou no fim de semana o recordista de GPs disputados da Fórmula 1, com 257 corridas, mas deve ter percebido (caso contrário fica sabendo agora) que está muito próximo de perder uma coroa ostentada desde a morte de Ayrton Senna: a de melhor brasileiro em atividade na categoria máxima do automobilismo.

Muito em breve este posto será assumido por Felipe Massa, que na prática já detém tal prestígio por estar numa Ferrari e brigando pelo título. Contudo, ainda perde nos números para o veterano compatriota.

Na lista dos 27 brasileiros que passaram pela F-1, Barrichello é o quarto colocado em quantidade de vitórias, com nove proezas — perde para Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23) e Emerson Fittipaldi (14). Massa vem logo em seguida na tabela, com sete triunfos e totais condições de ampliar o índice nas próximas corridas, algo praticamente impossível para o brazuca da Honda.

Panorama semelhante é visto no comparativo de pole-positions. Rubens largou 13 vezes na posição de honra, contra 11 do “pole man” do momento. Em outros quesitos, como total de pontos e pódios, Barrichello vence Felipe de lavada por uma razão lógica: está em sua 16ª temporada, enquanto o outro disputa a sexta.

A tendência natural de ser superado por Massa, no entanto, jamais deve ser vista como um demérito de Rubens, afinal, trilhou por um caminho muito mais difícil em relação ao conterrâneo. Seja por escolhas erradas, promessas indevidas ou qualquer outra justificativa.

Só que Felipe também não chegou onde está por simples sorte. Teve muita competência para isso. Mais do que Barrichello, já que estamos comparando.

Comparativo dos brazucas:

Rubens Barrichello
GPs disputados: 257 (desde 1993)
Vitórias: 9
Poles: 13
Pódios: 61
Voltas mais rápidas: 15
Pontos: 519
Hat-trick (pole, vitória e melhor volta): 2
Melhor posição no campeonato: 2º (2002 e 2004)

Felipe Massa
GPs disputados: 92 (2002, 2004 e em vigor)
Vitórias: 7
Poles: 11
Pódios: 20
Voltas mais rápidas: 8
Pontos: 229
Hat-trick (pole, vitória e melhor volta): 2
Melhor posição no campeonato: 3º (2006)

Nenhum comentário: