domingo, 11 de maio de 2008

Massa, Massa, Massa

Quis o destino que Felipe Massa experimentasse três sensações distintas antes de confirmar, neste domingo, a sua terceira e excepcional vitória consecutiva no circuito de Istambul, na Turquia.

A primeira delas foi a confiança, sentida até o primeiro pit-stop do piloto brasileiro, já que se manteve na ponta após a largada e ainda contou a má partida do companheiro Kimi Raikkonen.

No segundo terço da etapa, a confiança na busca da vitória cedeu espaço para a tensão, embora esta tenha sido muito bem controlada pelo corredor cada dia mais maduro na Fórmula 1 e com postura de quem pode vir a ser campeão mundial.

Apesar de vítima da belíssima ultrapassagem de Lewis Hamilton, Massa não se abalou em nenhum momento. Fora avisado pelo rádio, como revelou durante a entrevista coletiva, sobre a parada extra que o britânico iria fazer. Bastava então seguir constante na tocada para recuperar a dianteira.

Foi o que aconteceu. E junto com o primeiro lugar veio o alívio do dever cumprido, a segunda vitória no ano e a conquista da vice-liderança no campeonato, sua melhor posição na tabela desde a estréia na categoria.

Para a Ferrari, o sabor da vitória também foi especial em função do surpreendente ritmo de corrida imposto pela McLaren, que deixou muitos dos integrantes da escuderia vermelha com um semblante de preocupação ao longo do Grande Prêmio.

A equipe prateada tirou proveito do carro com maior distância entre-eixos e, principalmente, da genialidade de Lewis Hamilton para conquistar o segundo lugar, impedindo a terceira dobradinha seguida da rival italiana.

Talvez nem fosse preciso adotar uma estratégia de três paradas para terminar em segundo, mas é de se elogiar o esforço do inglês e do time em alterar os planos ao invés de ficar na dúvida do que poderia ter rendido com a mudança de tática.

Em terceiro e aparentemente conformado com o resultado, Kimi Raikkonen até que saiu no lucro com os seis pontos obtidos. Teve problemas nos treinos da sexta-feira, foi discreto na classificação, quase perdeu o bico na largada, mas recebeu a bandeirada ainda como o líder do certame. A vantagem, contudo, caiu de nove para sete pontos em relação aos vices Massa e Hamilton.

Robert Kubica, em quarto, alcançou o melhor que a BMW poderia faturar em Istambul, após uma pilotagem constante e centrada no que era possível fazer com o equipamento alemão. O dever de casa ele fez, chegou novamente à frente de Nick Heidfeld, o quinto.

Fazendo as honras da Renault, Fernando Alonso garantiu mais três pontinhos com o mediano monoposto francês ao completar o GP em sexto. Não fosse o bicampeão no time, certamente Flavio Briatore estaria numa situação desesperadora nesta altura da competição, já que Fernandinho tem extraído mais do que pode de seu “brinquedo”.

Mark Webber, leão de treinos, caiu um posto em relação ao seu lugar de partida. Ficou em sétimo, numa exibição discreta. Atrás dele veio a Williams de Nico Rosberg, que conseguiu atenuar a fraca atuação nos treinos.

Dos demais brasileiros, destaque para a bela ultrapassagem de Nelson Piquet sobre Jenson Button, que não rendeu nada em termos de resultado, mas foi indiscutivelmente categórica. O novato terminou em 15º, logo depois de Rubens Barrichello, o novo recordista de GPs disputados com suas 257 provas no currículo. Seu desempenho em Istambul? Infelizmente apagado.

Quanto à corrida, sem dúvida a melhor da temporada, com muitas ultrapassagens na pista, nada sonolenta se comparada às outras e com um bom desfecho para a briga pelo título de pilotos.

Agora é esperar pelas ruas do Principado de Mônaco, onde dizem que a briga pela vitória promete ser mais intensa. Será mesmo? Este jornalista pensa que a Ferrari será mais uma vez a grande favorita. Respostas no dia 25 de maio.

Resultado final:
1) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 58 voltas em 1h26min49s451
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 3s779
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 4s271
4) Robert Kubica (POL/BMW), a 21s945
5) Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 38s741
6) Fernando Alonso (ESP/Renault), a 53s724
7) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min04s229
8) Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1min11s406
9) David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1min15s270
10) Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min16s344
11) Jenson Button (ING/Honda), a 1 volta
12) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1 volta
13) Timo Glock (ALE/Toyota), a 1 volta
14) Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 1 volta
15) Nelson Piquet (BRA/Renault), a 1 volta
16) Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
17) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 1 volta

Abandonos
18) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), volta 25
19) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), volta 1
20) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), volta 1

Melhor volta: Kimi Raikkonen (1min26s506)

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