Interessante esse sujeito chamado Kimi Raikkonen, um cara que quando você menos espera é capaz de mostrar toda sua habilidade e capacidade na condução de um Fórmula 1. Foi assim neste sábado, em Magny-Cours, onde conquistou a sua segunda pole-position do ano, a 16ª da carreira e a de número 200 da história da Ferrari em um momento em que todos esperavam pelo domínio de Felipe Massa.
O brasileiro bem que tentou, mas teve de se conformar com a segunda posição. Não está fora da briga pela vitória. Longe disso. Aliás, em 17 edições do GP da França, oito foram vencidas por quem alinhou ao lado do ponteiro do grid. O que Felipe precisa ter em mente é a ótima chance que possui de terminar o domingo na condição de líder do Mundial, mesmo se chegar em segundo.
Para tanto, Robert Kubica teria de ser o quinto colocado amanhã, algo nada impossível de se imaginar em função do fraco desempenho da BMW no traçado gaulês e o fato de Fernando Alonso e Heikki Kovalainen estarem à frente do polonês. Massa, portanto, tem que correr com a cabeça. Se vencer, melhor ainda. Mas se não der, que conquiste o segundo posto.
Nesse princípio de análise, já ficou bem claro que a Ferrari só não faz a dobradinha, repetindo o resultado de 2006 e 2007, se houver algum incidente pelo caminho. O resto da turma que brigue pelo terceiro lugar, que no momento está em mãos do competente Fernando Alonso. Mais uma vez ele andou mais que o carro, mostrando o porquê de ser apontado por muitos como o melhor piloto da atualidade. Na corrida, o espanhol terá ainda mais trabalho para tirar leite de pedra do inconstante carro da Renault, mas quem ousa duvidar da capacidade do asturiano?
Quem deve incomodá-lo na briga por um lugarzinho no pódio é Heikki Kovalainen, quinto colocado, que se não está andando lá essas coisas, pelo menos tem uma máquina bastante forte para conduzir. Ah, não podemos deixar de falar de Jarno Trulli, que compensou a ridícula classificação do GP do Canadá com um belo quarto posto. O que esperar do italiano para amanhã? Uma queda de rendimento e, no máximo, um quinto ou sexto lugar.
Chegamos à sexta posição para falar do líder do certame, Kubica, visivelmente longe de uma atuação como a de Montreal, mas ciente de que precisa colher o máximo de pontos que puder. Essa deve ser a mentalidade de quem pensa em, um dia, ser campeão. Na seqüência do grid, destaque para a Red Bull, com Mark Webber e David Coulthard em sétimo e oitavo. Se não conseguem ser excepcionais, ao menos garantem um padrão médio para o time que dá asas. Fazer o quê se a equipe está feliz assim?
Demais brasileiros: Nelson Piquet larga em décimo, uma boa posição, com chances de marcar pontos na casa da Renault. Seria o desfecho dos sonhos, para ele e para o time. Rubens Barrichello, enquanto isso, sai em 17º numa árdua batalha de não pagar o mico de chegar atrás dos bólidos da Force India. Conseguindo isso já estará bom demais.
No pelotão intermediário por conta da punição de dez lugares imposta pela barbeiragem cometida no Canadá, Lewis Hamilton terá de provar o que falou nas últimas semanas. Segundo ele, é possível vencer mesmo saindo lá de trás. Ele larga em 13º, mesma posição em que Raikkonen partiu na edição de 2005, quando também foi punido com dez colocações. Na ocasião, com uma McLaren extremamente veloz, o "Homem de Gelo" chegou em segundo.
Decepções do treino: A Williams, em 15º com Nakajima e no fim do grid com o penalizado Rosberg, e Nick Heidfeld, o 11º e com os dias contados na BMW, na opinião deste escriba. Alguém pode dizer que ele tem contrato assinado para 2009. Mas e daí? Contratos existem para ser quebrados, algo nada incomum na categoria.
Para encerrar, o tradicional palpite, que desta vez acredita em vitória de Kimi com Massa e Alonso na seqüência. Hamilton chega em quarto, numa corrida nem monótona, tampouco brilhante.
Grid de Lagada:
1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min16s449
O brasileiro bem que tentou, mas teve de se conformar com a segunda posição. Não está fora da briga pela vitória. Longe disso. Aliás, em 17 edições do GP da França, oito foram vencidas por quem alinhou ao lado do ponteiro do grid. O que Felipe precisa ter em mente é a ótima chance que possui de terminar o domingo na condição de líder do Mundial, mesmo se chegar em segundo.
Para tanto, Robert Kubica teria de ser o quinto colocado amanhã, algo nada impossível de se imaginar em função do fraco desempenho da BMW no traçado gaulês e o fato de Fernando Alonso e Heikki Kovalainen estarem à frente do polonês. Massa, portanto, tem que correr com a cabeça. Se vencer, melhor ainda. Mas se não der, que conquiste o segundo posto.
Nesse princípio de análise, já ficou bem claro que a Ferrari só não faz a dobradinha, repetindo o resultado de 2006 e 2007, se houver algum incidente pelo caminho. O resto da turma que brigue pelo terceiro lugar, que no momento está em mãos do competente Fernando Alonso. Mais uma vez ele andou mais que o carro, mostrando o porquê de ser apontado por muitos como o melhor piloto da atualidade. Na corrida, o espanhol terá ainda mais trabalho para tirar leite de pedra do inconstante carro da Renault, mas quem ousa duvidar da capacidade do asturiano?
Quem deve incomodá-lo na briga por um lugarzinho no pódio é Heikki Kovalainen, quinto colocado, que se não está andando lá essas coisas, pelo menos tem uma máquina bastante forte para conduzir. Ah, não podemos deixar de falar de Jarno Trulli, que compensou a ridícula classificação do GP do Canadá com um belo quarto posto. O que esperar do italiano para amanhã? Uma queda de rendimento e, no máximo, um quinto ou sexto lugar.
Chegamos à sexta posição para falar do líder do certame, Kubica, visivelmente longe de uma atuação como a de Montreal, mas ciente de que precisa colher o máximo de pontos que puder. Essa deve ser a mentalidade de quem pensa em, um dia, ser campeão. Na seqüência do grid, destaque para a Red Bull, com Mark Webber e David Coulthard em sétimo e oitavo. Se não conseguem ser excepcionais, ao menos garantem um padrão médio para o time que dá asas. Fazer o quê se a equipe está feliz assim?
Demais brasileiros: Nelson Piquet larga em décimo, uma boa posição, com chances de marcar pontos na casa da Renault. Seria o desfecho dos sonhos, para ele e para o time. Rubens Barrichello, enquanto isso, sai em 17º numa árdua batalha de não pagar o mico de chegar atrás dos bólidos da Force India. Conseguindo isso já estará bom demais.
No pelotão intermediário por conta da punição de dez lugares imposta pela barbeiragem cometida no Canadá, Lewis Hamilton terá de provar o que falou nas últimas semanas. Segundo ele, é possível vencer mesmo saindo lá de trás. Ele larga em 13º, mesma posição em que Raikkonen partiu na edição de 2005, quando também foi punido com dez colocações. Na ocasião, com uma McLaren extremamente veloz, o "Homem de Gelo" chegou em segundo.
Decepções do treino: A Williams, em 15º com Nakajima e no fim do grid com o penalizado Rosberg, e Nick Heidfeld, o 11º e com os dias contados na BMW, na opinião deste escriba. Alguém pode dizer que ele tem contrato assinado para 2009. Mas e daí? Contratos existem para ser quebrados, algo nada incomum na categoria.
Para encerrar, o tradicional palpite, que desta vez acredita em vitória de Kimi com Massa e Alonso na seqüência. Hamilton chega em quarto, numa corrida nem monótona, tampouco brilhante.
Grid de Lagada:
1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min16s449
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min16s490
3) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min16s840
4) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min16s920
5) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min16s944
6) Robert Kubica (POL/BMW), 1min17s037
7) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min17s233
8) David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min17s426
9) Timo Glock (ALE/Toyota), 1min17s596
10) Nelson Piquet (BRA/Renault), 1min15s770
Q2
Q2
11) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min15s786
12) Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min15s816
13) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min16s693 *
14) Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min16s045
15) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min16s243
Q1
16) Jenson Button (ING/Honda), 1min16s306
17) Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min16s330
18) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min16s971
19) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min17s053
20) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min16s235*
*Punido com a perda de dez posições.
*Punido com a perda de dez posições.
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